Núcleo de Informações Estratégicas


O setor tem por objetivo a promoção, organização, elaboração e divulgação de dados e informações, relatórios de gestão, estudos e pesquisas referentes ao município de Vila Velha, a partir da construção de uma base de dados integrada, contendo informações, dados e indicadores,  oriundos das secretarias municipais e instituições de pesquisas e gerenciamento de informações, de âmbito estadual e federal, para subsidiar o planejamento, a gestão e a tomada de decisões do governo municipal, além de sua utilização junto à sociedade.
 
Dentre as atividades desenvolvidas pelo Núcleo está a elaboração do Vila Velha em Números, em que diversas informações, fornecidas pelas Secretarias municipais e também retiradas de portais oficiais de diversas instituições públicas e privadas, à respeito do Município são compiladas e trabalhadas. O primeiro trabalho é o Vila Velha em Números – Diagnóstico Municipal 2018 que apresenta as características demográficas de Vila Velha, sua população, extensão territorial, divisão administrativa, dentre outras informações no capítulo Vila Velha e seu Perfil Demográfico. Uma visão econômica do município é apresentada nos capítulos Desenvolvimento Econômico e Emprego e Infraestrutura Econômica. A caracterização do território de Vila Velha é estabelecida no capítulo de Uso e Ocupação do Solo e as informações sobre as áreas protegidas e o saneamento básico são destacadas no capítulo Meio Ambiente e Saneamento. A saúde, a educação, a área social, a segurança pública e demais informações à respeito de serviços prestados à população são destacadas no capítulo Desenvolvimento Humano e Social e a estrutura governamental é apresentada no último capítulo, Gestão e Governança.
 
Vila Velha em Números
 

Contudo, o Vila Velha em Números – Diagnóstico Municipal 2018 não é o primeiro documento contendo informações a respeito de Vila Velha elaborado pela SEMPLA. Em 2013, a secretaria disponibilizou o “Perfil Socioeconômico por Bairros”, cujo objetivo era fornecer informações detalhadas de todos os bairros do Município. Essas informações serviram de base para a discussão do Orçamento Participativo e para quaisquer outros estudos, que são utilizados até hoje.
 
A base de informação do documento é o Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 

 
 
Contato: (27) 3149-7281