Coordenação de Educação Ambiental - CEAM

A Coordenação de Educação Ambiental é responsável pela difusão das Políticas Públicas de Educação Ambiental do Município.
A Educação ambiental que buscamos em nosso município é aquela na qual as pessoas consigam se perceber como atores de toda modificação ambiental que ocorre, seja na praia, na rua, no parque, ou em qualquer lugar que habite, onde sua ação aparentemente involuntária e descompromissada com o meio ambiente, reflete e influencia fortemente as mudanças socioambientais e dos padrões de consumo.
O do trabalho da coordenação é realizado em parceria com ONGs, associações de moradores, empresas e outros órgãos e secretarias, promovendo ações em unidades de conservação, escolas, praias, praças públicas e parques.
Alguns temas são amplamente trabalhados, em consequência da localização geográfica de nosso município e das discussões em torno de uma Política Municipal de Educação Ambiental, dentre eles podemos destacar:
- Período de defeso do Caranguejo;
- Resíduos sólidos;
- Preservação de tartarugas marinhas;
- Poluição Sonora;
- Cumprimento das legislações ambientais;
- Trabalho ambulante;
- Unidades de conservação;
- Reutilização do óleo de cozinha;
- Bem-estar animal.
 
Procuramos através da prática e da realidade vivida, da transversalidade, coletividade e contextualização com o global, auxiliar na instrumentalização dos atores sociais para a construção de uma nova compreensão de mundo.
Este processo é coletivo, iniciado individualmente, no exercício da cidadania para transformação da realidade socioambiental.
 
Coordenadora: Flávia Rodrigues Maciel
Telefone: (27) 3149.7264 - E-mail:  educambiental@vilavelha.es.gov.br.