Educação de Jovens e Adultos

Promover acesso aos jovens e adultos que não tiveram oportunidade de estudar na idade certa tornou-se uma das metas da administração visando ampliar a escolaridade da população. Atendendo a quase cinco mil alunos, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Vila Velha trouxe novidades, qualificação, uma merenda escolar específica para esta modalidade de ensino.

Com o objetivo de fortalecer o atendimento a estes alunos, a Semed implementa uma política que pretende otimizar o trabalho na rede de ensino. Para efetivar a iniciativa, a Secretaria desenvolve um plano municipal articulado visando qualificar a EJA por meio de uma ação integrada de governo, envolvendo diferentes secretarias municipais e outras instituições, para que agreguem valor ao desenvolvimento pedagógico e social dos alunos da EJA.

O desenvolvimento de uma nova proposta curricular, articulada a materiais didáticos específicos, que valorizará a qualificação social e profissional, a continuidade dos estudos dos alunos e a formação de professores para a EJA, são alguns dos eixos que direcionam o trabalho desenvolvido pela Secretaria, tendo como foco criar construir coletivamente com a rede e intersetorialmente com a sociedade uma Política para EJA.

Por isso, é importante desenvolver uma ação integrada de governo que possa suprir ações que sejam complementares, tendo a interface com áreas estratégicas como a do esporte e saúde e outras, ao mesmo tempo em que é preciso oferecer cursos de qualificação. Assim é possível assegurar condições para manter o aluno em sala de aula possibilitando, também, que ele tenha inserção qualificada no mercado de trabalho.

SERVIÇOS