Proteção Social Especial

A proteção social especial é a modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e, ou, psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras.
 
São serviços que requerem acompanhamento individual e maior flexibilidade nas soluções protetivas. Da mesma forma, comportam encaminhamentos monitorados, apoios e processos que assegurem qualidade na atenção protetiva e efetividade na reinserção almejada.
 
Proteção Social Especial
Gerente: Maria Eliza Martins de Melo
Endereço: Rua Henrique Laranja, nº 397, Centro Vila Velha.
Telefone: 3388-4166
Horário de atendimento: 8h as 18h
 

Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social, integrante do Sistema Único de Assistência Social, é um equipamento público destinado a atender pessoas e família vitimas de violência, que tiveram seus direitos violados ou vínculos familiares rompidos. Nesse espaço são oferecidos serviços especializados e continuados a indivíduos com seus direitos violados, direcionando o foco das ações para as famílias, contribuindo para que estas possam enfrentar com autonomia os revezes da vida pessoal e social.
 
O público prioritário do CREAS são crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, e suas famílias, que vivenciam situações de ameaça e violações de direitos por ocorrência de abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual comercial, situação de rua, vivência de trabalho infantil e outras formas de submissão a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem-estar.
 
Os CREAS do município de Vila velha são:
 
CREAS Centro
Coordenadora: Ana Roberta F. da Hora da Silva.
Horário de funcionamento: 8h as 18h.
Endereço: Rua Cabo Ailson Simões, nº 40, Prainha.
Telefone: 3388-4054/ 3139-9159.
 
CREAS Alvorada
Coordenadora: Clarissa Fiares.
Horário de funcionamento: 8h as 18h.
Endereço: Rua Felicidade, nº 136, Alvorada.
Telefone: 3229-0981/ 3239-3833.

Acolhimento Institucional

É um serviço da Proteção Social Especial de Alta Complexidade tem por objetivo prover atenções socioassistenciais a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, e por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação infantil, entre outras.
 
CASA LAR FEMININA
Tel.: 3349-9312
Oferece acolhimento Institucional na modalidade Casa Lar, para crianças e adolescentes do sexo feminino.
 
CASA LAR WALTER BARCELOS
Tel.: 3319-9973
Oferece acolhimento Institucional Casa de Passagem à crianças e adolescentes do sexo masculino.
 
CAP INFANTIL – ADRA
Tel.: 3299-1408/3329-1510/98152-1404
Atende crianças de ambos os sexos, de 0 a 6 anos encaminhadas através do Conselho Tutelar e Vara da Infância e Juventude.
 
CAP MASCULINA – ADRA
Tel.: 3020-6657
Oferece acolhimento institucional na modalidade Casa Lar, para crianças e adolescentes do sexo masculino.
 
*Obs.: Os equipamentos de acolhimento institucional não podem ter seus endereços divulgados.
 

População em Situação de Rua
A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Vila Velha (Semas) realiza um trabalho intenso e diário de abordagem, por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), em todas as localidades de Vila Velha em que há demanda. Nas abordagens são oferecidos serviços da rede de proteção social e encaminhamentos, que buscam a reintegração desses cidadãos à sociedade. Porém, a construção de saída das ruas é um processo gradativo e de convencimento, não sendo possível realizar práticas compulsórias, tendo em vista as legislações vigentes. Um dos principais encaminhamentos realizado pela equipe é a reintegração familiar, na qual se busca que o indivíduo retome o vínculo com sua família.
 
O trabalho realizado pelas equipes da Assistência Social de Vila Velha é de construção do processo de saída das ruas na perspectiva socioeducativa.
 
A população também pode contribuir entrando em contato com o serviço de abordagem quando constatar pessoas em situação de rua que necessitam de ajuda e também para realizar doações para esse público nos locais adequados. Os telefones são o 3149 - 9223 e 9 9717- 5012. 
 
SEAS – Serviço Especializado em Abordagem Social
Coordenadora: Gilsimara Gonçalves P. dos Santos
Av. CHAMPAGNAT  - EM FRENTE AO COLÉGIO MARISTA
Tel.: 99717-5012

 
ABRIGO JOÃO CALVINO
Coordenador: Semiramis Helena Campos Defendenti
Rua Luiz Gabeira, 13ª – Divino Espírito Santo – Vila Velha
Tel.: 3149-9498/3139-9018
Acolhimento institucional à população adulta em situação de rua (ambos os sexos)
 
ABRIGO BOM SAMARITANO
Coordenadora: Viviani Costa Viana.
Endereço: Rua Moacir Mota, 37 – Estrada de Capuaba – Santa Rita – Vila Velha
Telefone: 3391-5044
Acolhimento institucional para população adulta em situação de rua, direcionado para atendimento ao migrante do sexo masculino.
 
CENTRO POP
O Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) é um espaço de atendimento social que oferece acolhida e apoio, visando à inserção social e propiciando o resgate da autonomia do público em situação de rua.
Coordenadora: Felipe Alves De Araujo.
Endereço: Av. Gonçalves Ledo, 16 – Divino Espírito Santo – Vila Velha
Telefone: 3139-9537/3149-9932