Secretaria de Serviços Urbanos

SEMSU

A Secretaria de Serviços Urbanos tem como principal atribuição o gerenciamento da limpeza dos espaços públicos da cidade. Também é de competência desta pasta manter a ordem e a organização do meio urbano, por meio das regulamentações do Código Municipal de Posturas. Além disso, a secretaria é responsável pela implantação do paisagismo e manutenção das praças e limpeza dos canais pluviais do município.


Endereço: Avenida Santa Leopoldina, nº 840, Coqueiral de Itaparica. CEP: 29102-915
Telefone: +55 27 3149-7323



SECRETÁRIA DE SERVIÇOS URBANOS Marizete de Oliveira Silva
Telefone: +55 27 3149-7323 // E-mail: marizete.silva@vilavelha.es.gov.br
Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1984); Especialista em Saúde Pública, Saúde do Trabalhador e em Educação Profissional na Área de Saúde. Atuou como coordenadora de programas de saúde do Ministério da Saúde, Diretora da Vigilância Sanitária de Vila Velha e Conselheira Municipal de Saúde. Foi Coordenadora da Central de Transplantes de Órgãos na Secretaria de Estado da Saúde. É Chefe do Núcleo Especial de Vigilância Sanitária do Estado do Espírito Santo.
  • José Fernando Pereira
    SUBSECRETÁRIO DE SERVIÇOS URBANOS/OPERACIONAL
  • Maria Cândida Ramos Donatelli
    SUBSECRETÁRIA DE SERVIÇOS URBANOS/ADMINISTRATIVO

Coordenação de Resíduos Sólidos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que o gerador é o responsável pela destinação correta dos resíduos. A regra vale, por exemplo, para restos de materiais da construção civil e podas. 
O cidadão deve contratar uma empresa de Caixa Estacionária ou levar pessoalmente a um local apropriado os entulhos gerados em sua obra. Estas empresas mantêm acordo com a Prefeitura para despejar entulhos nos locais adequados.
 

Lista de Empresas Transportadoras licenciadas
Certificado de Transporte de Resíduos da Construção Civil
Termo de Cooperação dos Resíduos da Construção Civil


Multas - Ao contratar um transporte para levar o entulho, o cidadão deve ficar atento, pois se o descarte for feito de forma ilegal, tanto quem transportou, quanto quem contratou pode ser multado. Os entulhos descartados em locais indevidos prejudicam a rede de drenagem, contribuindo para os alagamentos na cidade. Além disso, o descarte ilegal favorece a proliferação de insetos e roedores.
 
A Fiscalização em Vila Velha foi intensificada. Se o morador identificar o descarte ilegal de lixo e entulho pode efetuar a denúncia na Coordenação de Fiscalização de Posturas, nos telefones 3369-9460 e 3369-9941. O morador que fizer a denúncia não será identificado. Pode também ligar para a Ouvidoria Municipal: 0800 283 90 59

A Coordenação de Resíduos Sólidos funciona na sede da Prefeitura, na Avenida Santa Leopoldina, nº 840 - Coqueiral de Itaparica, ao lado da Faculdade Novo Milênio.

Coleta Seletiva

Cata-móveis

Serviços