Secretaria de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito

SEMPREV

A Secretaria de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito tem o objetivo de desenvolver atividades preventivas destinadas ao combate ao crime e à violência, prevenção de desastre, ação de policiamento eletrônico (videomonitoramento), além de desenvolver um conjunto articulado de ações, com o objetivo de fomentar a participação popular no desenvolvimento da cultura de paz e não violência. A secretaria também é responsável por criar políticas de trânsito para o município.


Endereço: Avenida Santa Leopoldina, nº 840, Coqueiral de Itaparica. CEP: 29102-915
Telefone: +55 27 3149-7958



SEC. DE PREV. E COMBATE A VIOLÊNCIA E TRÂN. Marcos Tadeu Celante Weolffel
Telefone: +55 27 3149-7958 // E-mail: marcos.celante@vilavelha.es.gov.br
Bacharel em Ciências Contábeis, bacharel em Educação Física, pós-graduado em Segurança Pública, pós-graduado em Gestão e Educação para o Trânsito e pós-graduado em Finanças Corporativas. É servidor público estadual, com 30 anos e 11 meses de atuação na Polícia Militar do Espírito Santo onde comandou o Batalhão de Trânsito, o 10º BPM em Guarapari, e o 1º BPM, em Vitória. Foi Corregedor Geral da PMES, Diretor de Saúde da PMES, Comandante do Comando de Policiamento Ostensivo Metropolitano (CPOM), Comandante do CFA (Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PMES).
  • Samuel Vicente B. Nunes
    SUBSECRETÁRIO DE PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA E TRÂNSITO
    +55 27 3149-7329
    samuelnunes@vilavelha.es.gov.br
  • Fabricio Assis Lopes
    ASSESSOR ESPECIAL
    +55 27 3149-7433
    fabricio.assis@vilavelha.es.gov.br

Educação para o Trânsito

Uma das prioridades da Secretaria de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito, a Educação para o Trânsito vem apresentando bons resultados na abordagem de pedestres e motoristas em todo o município. A Coordenação de Educação para o Trânsito (COET) desenvolve ações Educativas na Cidade que culminam em importantes resultados. 

A Semtran conta com uma equipe de educação para o trânsito , que realiza uma série de campanhas com o objetivo de orientar e conscientizar a população sobre a importância da cidadania no trânsito. Ações como a realização da Semana Nacional do Trânsito, a comemoração ao Dia do Motorista, blitze educativa, além de Pit Stops educativos e visita aos bairros, são bons exemplos disso. 

Além disso, a equipe de educação para o trânsito trabalha com alguns projetos: 

Projeto Educação comunitária: é um projeto Itinerante, onde é montado um estande e toda estrutura para atender as comunidades de Vila Velha. Este projeto visa resgatar a conscientização dos moradores pelos bairros do município, onde passar a Equipe do COET, a atenção no trânsito local para que possamos promover um trânsito com menos violência e de valorização da vida. Alguns bairros já foram contemplados, como Santa RitaIlha dos Aires, Santa MônicaJardim do Vale e Prainha. 

- Palestras nas Escolas do Município: a equipe de educação para o trânsito visita as escolas da rede municipal com o objetivo de começar a conscientizar as crianças sobre a importância de respeitar as leis de trânsito. Além das palestras, são realizadas atividades lúdicas, nos turnos matutino e vespertino. 

 
- Patrulha Escolar de Trânsito: consiste na realização de palestras feitas por agentes de trânsito da Prefeitura de Vila Velha. Os alunos discutem a importância do uso do cinto, da faixa de pedestres e do celular ao volante, com o auxílio de recursos audiovisuais e vídeos em sala de aula.

No projeto, qualquer escola pública ou particular pode solicitar o agendamento da visita. A novidade é o atendimento às empresas. Caso haja o pedido, os agentes realizam as palestras também para os funcionários. Além das palestras e brincadeiras, são ainda distribuídos folhetos informativos.