Secretaria de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito

SEMPREV

A Secretaria de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito tem o objetivo de desenvolver atividades preventivas destinadas ao combate ao crime e à violência, prevenção de desastre, ação de policiamento eletrônico (videomonitoramento), além de desenvolver um conjunto articulado de ações, com o objetivo de fomentar a participação popular no desenvolvimento da cultura de paz e não violência. A secretaria também é responsável por criar políticas de trânsito para o município.


Endereço: Avenida Santa Leopoldina, nº 840, Coqueiral de Itaparica. CEP: 29102-915
Telefone: +55 27 3149-7958



SEC. DE PREV. E COMBATE A VIOLÊNCIA E TRÂN. Marcos Tadeu Celante Weolffel
Telefone: +55 27 3149-7958 // E-mail: marcos.celante@vilavelha.es.gov.br
Bacharel em Ciências Contábeis, bacharel em Educação Física, pós-graduado em Segurança Pública, pós-graduado em Gestão e Educação para o Trânsito e pós-graduado em Finanças Corporativas. É servidor público estadual, com 30 anos e 11 meses de atuação na Polícia Militar do Espírito Santo onde comandou o Batalhão de Trânsito, o 10º BPM em Guarapari, e o 1º BPM, em Vitória. Foi Corregedor Geral da PMES, Diretor de Saúde da PMES, Comandante do Comando de Policiamento Ostensivo Metropolitano (CPOM), Comandante do CFA (Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PMES).
  • Samuel Vicente B. Nunes
    SUBSECRETÁRIO DE PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA E TRÂNSITO
    +55 27 3149-7329
    samuelnunes@vilavelha.es.gov.br
  • Fabricio Assis Lopes
    ASSESSOR ESPECIAL
    +55 27 3149-7433
    fabricio.assis@vilavelha.es.gov.br

Coordenação de Defesa Civil

A Defesa Civil atua em ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar desastres, sejam eles de causa natural ou não, como deslizamentos de rochas, analise de rachaduras em construções, risco de queda de materiais de construção em obras em vias públicas, dentre outras.

Além disso, é a Defesa Civil que monitora e vistoria áreas de elevado potencial de riscos, efetuando o cadastro socioeconômico da população envolvida; promove e articula, em conjunto com órgãos e entidades municipais e estaduais competentes, ações educativas e campanhas de esclarecimento visando a prevenir ou minimizar situações de risco.

A Defesa Civil é organizada com a participação da sociedade e do poder público e sua atuação se dá por meio do trabalho de seus agentes, equipe formada por profissionais contratados e voluntários.

Sua atividade permanente se desenvolve em quatro fases:

Preventiva: quando medidas são adotadas visando a não ocorrência de desastres ou a preparação da população para os inevitáveis;

Socorro: quando todo o esforço é feito no sentido de se evitar perdas humanas ou patrimoniais na área atingida;

Assistencial: quando são criadas condições de abrigo, alimentação e atenção médica às vítimas e desabrigados;

Recuperativa: quando investimentos são feitos para a recuperação das condições de vida existentes em meio ao desastre, no mais curto espaço de tempo possível.

Defesa Civil de Vila Velha: '3388-4346' (de segunda a sexta, das 8h às 18h) e '99895-0100' (plantão 24h) além do '199'.

Serviços