Secretaria de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito

SEMPREV

A Secretaria de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito tem o objetivo de desenvolver atividades preventivas destinadas ao combate ao crime e à violência, prevenção de desastre, ação de policiamento eletrônico (videomonitoramento), além de desenvolver um conjunto articulado de ações, com o objetivo de fomentar a participação popular no desenvolvimento da cultura de paz e não violência. A secretaria também é responsável por criar políticas de trânsito para o município.


Endereço: Avenida Santa Leopoldina, nº 840, Coqueiral de Itaparica. CEP: 29102-915
Telefone: +55 27 3149-7958



SEC. DE PREV. E COMBATE A VIOLÊNCIA E TRÂN. Marcos Tadeu Celante Weolffel
Telefone: +55 27 3149-7958 // E-mail: marcos.celante@vilavelha.es.gov.br
Bacharel em Ciências Contábeis, bacharel em Educação Física, pós-graduado em Segurança Pública, pós-graduado em Gestão e Educação para o Trânsito e pós-graduado em Finanças Corporativas. É servidor público estadual, com 30 anos e 11 meses de atuação na Polícia Militar do Espírito Santo onde comandou o Batalhão de Trânsito, o 10º BPM em Guarapari, e o 1º BPM, em Vitória. Foi Corregedor Geral da PMES, Diretor de Saúde da PMES, Comandante do Comando de Policiamento Ostensivo Metropolitano (CPOM), Comandante do CFA (Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PMES).
  • Samuel Vicente B. Nunes
    SUBSECRETÁRIO DE PREVENÇÃO E COMBATE A VIOLÊNCIA E TRÂNSITO
    +55 27 3149-7329
    samuelnunes@vilavelha.es.gov.br
  • Fabricio Assis Lopes
    ASSESSOR ESPECIAL
    +55 27 3149-7433
    fabricio.assis@vilavelha.es.gov.br

Central Semafórica

A Secretaria de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito de Vila Velha (Semprev) monitora de forma constante e em tempo real o trânsito e os semáforos das vias de maior tráfego de veículos do município. É a Central Semafórica, que que permite uma melhoria na fluidez de veículos, além de ampliar a rapidez nas ações em caso de acidentes, intervenções de obras e fluxo inesperado.

Na Central Semafórica há monitores de TV com imagens das câmeras de videomonitoramento, já existentes, das vias que fazem parte do projeto, inédito no Estado. Tem ainda um computador com os dados dos semáforos, como tempo programado, funcionamento das lâmpadas e energia elétrica.

Horários de Pico

De dentro da Central Semafórica, o técnico da Semprev pode ajustar a programação dos semáforos ao longo do dia, de acordo com a demanda. Um estudo de contagem de tráfego já foi finalizado e a programação nos semáforos, inicialmente, em 18 grandes vias da cidade concluído. Cada sinal, além de estar sincronizado com os demais, possui tempos programados de acordo com horários de pico, dias úteis e finais de semana. 

A Semprev já realizou a substituição da maioria dos sinais de trânsito das ruas do município para o modelo em LED, com temporizador. Segundo um levantamento da Semprev, mais 40 quilômetros irão compor a rede de sinais que serão sincronizados e monitorados. 
 

Central Semafórica e de Trânsito
Endereço: Avenida Santa Leopoldina, nº 840, Coqueiral de Itaparica. CEP: 29102-915
Telefone: 3149-7322