Secretaria de Educação

SEMED

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Vila Velha desempenha um importante papel no contexto da educação canela-verde. Cabe à Secretaria cuidar da Educação Infantil,do Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Vila Velha. Vila Velha possui 95 escolas, sendo 34 unidades de educação infantil e 61 unidades de educação fundamental. Com cerca de 3,5 mil profissionais do magistério, a Secretaria atende a mais de 50 mil alunos. Com o objetivo geral melhor a qualidade do ensino/aprendizagem do ensino de Vila Velha, a Secretaria de Educação tem como missão garantir à população um ensino público gratuito e de qualidade, assegurando-lhe a universalização do acesso e possibilitando sua permanência com sucesso, visando o pleno exercício da cidadania.


Endereço: Rua Castelo Branco, n° 1803, Centro, CEP 29100-041
Telefone: +55 27 3389-7231



SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO Roberto Antonio Beling Neto
Telefone: +55 27 3389-7231 // E-mail: robertobeling@edu.vilavelha.es.gov.br
  • Wilton Pires Junior
    SUBSECRETÁRIO PEDAGÓGICO
    +55 27 3389-9473
    wilton.junior@vilavelha.es.gov.br

Programa Saúde na Escola

Em parceria com a Secretária Municipal de Saúde (Semsa), a Secretaria de Educação implantou o Programa Saúde na Escola (PSE) para oferecer atenção integral a saúde das crianças e adolescentes. Junto com as equipes da Prefeitura de Vila Velha, alunos dos cursos da área de Saúde da Universidade de Vila Velha (UVV), da Faesa e da Escola Técnica da Saúde do Espirito Santo (Eteses) participam do programa atuando nas escolas juntamente com as equipes do PSE.
 
Ao longo do Programa, cerca de 15 mil alunos de 18 Unidades Municipais de Ensino Fundamental (Umefs) passarão por várias avaliações para determinar qual será o acompanhamento e procedimento que a unidade de saúde mais próxima terá que executar para deixar em dia a saúde dos estudantes . Os atendimentos contemplam avaliações bucal, antropométrica (peso e altura) e nutricional, além da verificação se o calendário de vacinas está atualizado. Também serão realizados outros tipos de intervenções como detecção precoce de hipertensão arterial sistêmica, ações de segurança alimentar, incentivo à prática de atividades físicas e orientação para saúde reprodutiva e prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis DST/AIDS.
 
Escolas participantes: Alger Ribeiro Bossois, Cidade da Barra; Prof. Aylton de Almeida, Terra Vermelha; Coronel Joaquim Freitas, Jaburuna; Prof. Darcy Ribeiro, Morada da Barra; Des. Ferreira Coelho, Glória; Deolindo Perim, Ulisses Guimarães; Prof. Thelmo Torres, Itapuã; Reverendo Waldomiro Martins Ferreira, Xuri; Marina Barcellos Silveira, Araçás; Ofélia Escobar, Aribiri; Prof.ª Raymunda de Mendonça, Santa Mônica; Maria Emelina Mascarenhas Barcellos, Barra do Jucu; Irmã feliciana Garcia, Ilha dos Aires; Vila Olímpica, Soteco; Saturnino Rangel Mauro, Vila Batista; Gov. Cristiano Dias Lopes, São Conrado; Ilha da Jussara, Ulisses Guimarães; Prof. Paulo César Vinha, Terra Vermelha.