Secretaria de Educação

SEMED

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Vila Velha desempenha um importante papel no contexto da educação canela-verde. Cabe à Secretaria cuidar da Educação Infantil,do Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Vila Velha. Vila Velha possui 95 escolas, sendo 34 unidades de educação infantil e 61 unidades de educação fundamental. Com cerca de 3,5 mil profissionais do magistério, a Secretaria atende a mais de 50 mil alunos. Com o objetivo geral melhor a qualidade do ensino/aprendizagem do ensino de Vila Velha, a Secretaria de Educação tem como missão garantir à população um ensino público gratuito e de qualidade, assegurando-lhe a universalização do acesso e possibilitando sua permanência com sucesso, visando o pleno exercício da cidadania.


Endereço: Rua Castelo Branco, n° 1803, Centro, CEP 29100-041
Telefone: +55 27 3389-7231



SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO Roberto Antonio Beling Neto
Telefone: +55 27 3389-7231 // E-mail: robertobeling@edu.vilavelha.es.gov.br
  • Wilton Pires Junior
    SUBSECRETÁRIO PEDAGÓGICO
    +55 27 3389-9473
    wilton.junior@vilavelha.es.gov.br

Formação Continuada

A administração tem a convicção de que uma educação de qualidade se faz com profissionais da educação preparados. Por isso, investir na formação inicial e continuada de todos os profissionais é uma meta fundamental, além de ser o reconhecimento do direito que o profissional tem de se atualizar e aprimorar, aprofundando seus estudos e ampliando sua experiência.
 
Para capacitar permanentemente os principais agentes da rede de ensino o município reforçou parcerias com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por meio da Universidade Aberta do Brasil de Vila Velha (UAB); com o Conselho Nacional de Secretário da Educação (CONSED) para formação do Progestão OnLine. Vila Velha é o primeiro município do país a aderir ao Programa com o Sebrae para capacitação de todos os professores e pedagogos  da disciplina de Empreendedorismo.
 
Em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP) está sendo realizada a capacitação de pedagogos, diretores, secretários, coordenadores e bibliotecários em “Qualidade no atendimento”. E com o Detran é realizado o Projeto “Juntos pela vida” para todos os professores de 1º ao 5º ano da rede. A Escelsa é parceira na capacitação de 22 unidades de ensino no Projeto “Boa energia nas escolas” e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, do Ministério da Educação – MEC, realiza com a prefeitura o programa Formação pela Escola.
 
Para assegurar o êxito desse processo de formação continuada, a administração municipal garantiu o tempo pedagógico necessário no calendário escolar para todos os profissionais da educação. Temas específicos como a alfabetização, educação inclusiva, diversidade, educação do campo, relações étnico-raciais e currículo, estão no foco das ações de formação desenvolvida pela Semed.