Secretaria de Educação

SEMED

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Vila Velha desempenha um importante papel no contexto da educação canela-verde. Cabe à Secretaria cuidar da Educação Infantil,do Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Vila Velha. Vila Velha possui 95 escolas, sendo 34 unidades de educação infantil e 61 unidades de educação fundamental. Com cerca de 3,5 mil profissionais do magistério, a Secretaria atende a mais de 50 mil alunos. Com o objetivo geral melhor a qualidade do ensino/aprendizagem do ensino de Vila Velha, a Secretaria de Educação tem como missão garantir à população um ensino público gratuito e de qualidade, assegurando-lhe a universalização do acesso e possibilitando sua permanência com sucesso, visando o pleno exercício da cidadania.


Endereço: Rua Castelo Branco, n° 1803, Centro, CEP 29100-041
Telefone: +55 27 3389-7231



SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO Roberto Antonio Beling Neto
Telefone: +55 27 3389-7231 // E-mail: robertobeling@edu.vilavelha.es.gov.br
  • Wilton Pires Junior
    SUBSECRETÁRIO PEDAGÓGICO
    +55 27 3389-9473
    wilton.junior@vilavelha.es.gov.br

Educação Infantil

O município de Vila Velha conta com 33 Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) que atendem aos alunos de um a cinco anos de idade. Nesta fase, as escolas desenvolvem ações pedagógicas visando beneficiar a formação integral da criança nos aspectos biopsicossociais, além dos aspectos cognitivos necessários para a apreensão dos conhecimentos científicos. Atualmente, quase 10 mil alunos são atendidos pela Educação Infantil da rede municipal de ensino.

Aprendizagem

As escolas desenvolvem na Educação Infantil atividades pedagógicas de forma a trabalhar os processos de aprendizagem com os alunos por meio de ações integradas e dinâmicas. Neste contexto, a Semed trabalha em sua Proposta Pedagógica o próprio currículo em ação, uma construção para o futuro, porque é na escola que se define a formação do cidadão. Desta forma, também se faz necessário enfatizar a importância da participação de todos os atores desse processo educativo que promove constantemente a articulação entre a escola, a família e a comunidade.

Regulamentação

A Resolução nº 10/2011, de dois de dezembro de 2011, publicada em cinco de janeiro de 2012, regulamenta a Educação Infantil de Vila Velha, substituindo uma resolução de 2002. Com base nesse documento, será possível definir um atendimento qualificado, implantar o Plano de Desenvolvimento das Escolas (PDE) nas Umeis e ampliar as ações desenvolvidas nesta etapa da educação básica. Música, artes, matemática e linguagem oral e escrita são eixos curriculares que passam a fazer parte do processo de ensino-aprendizagem desses alunos.

Unidades de Educação Infantil

Calendário Escolar