Secretaria de Educação

SEMED

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Vila Velha desempenha um importante papel no contexto da educação canela-verde. Cabe à Secretaria cuidar da Educação Infantil,do Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Vila Velha. Vila Velha possui 95 escolas, sendo 34 unidades de educação infantil e 61 unidades de educação fundamental. Com cerca de 3,5 mil profissionais do magistério, a Secretaria atende a mais de 50 mil alunos. Com o objetivo geral melhor a qualidade do ensino/aprendizagem do ensino de Vila Velha, a Secretaria de Educação tem como missão garantir à população um ensino público gratuito e de qualidade, assegurando-lhe a universalização do acesso e possibilitando sua permanência com sucesso, visando o pleno exercício da cidadania.


Endereço: Rua Castelo Branco, n° 1803, Centro, CEP 29100-041
Telefone: +55 27 3389-7231



SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO Roberto Antonio Beling Neto
Telefone: +55 27 3389-7231 // E-mail: robertobeling@edu.vilavelha.es.gov.br
  • Wilton Pires Junior
    SUBSECRETÁRIO PEDAGÓGICO
    +55 27 3389-9473
    wilton.junior@vilavelha.es.gov.br

Educação de Jovens e Adultos

Promover acesso aos jovens e adultos que não tiveram oportunidade de estudar na idade certa tornou-se uma das metas da administração visando ampliar a escolaridade da população. Atendendo a quase cinco mil alunos, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Vila Velha trouxe novidades, qualificação, uma merenda escolar específica para esta modalidade de ensino.

Com o objetivo de fortalecer o atendimento a estes alunos, a Semed implementa uma política que pretende otimizar o trabalho na rede de ensino. Para efetivar a iniciativa, a Secretaria desenvolve um plano municipal articulado visando qualificar a EJA por meio de uma ação integrada de governo, envolvendo diferentes secretarias municipais e outras instituições, para que agreguem valor ao desenvolvimento pedagógico e social dos alunos da EJA.

O desenvolvimento de uma nova proposta curricular, articulada a materiais didáticos específicos, que valorizará a qualificação social e profissional, a continuidade dos estudos dos alunos e a formação de professores para a EJA, são alguns dos eixos que direcionam o trabalho desenvolvido pela Secretaria, tendo como foco criar construir coletivamente com a rede e intersetorialmente com a sociedade uma Política para EJA.

Por isso, é importante desenvolver uma ação integrada de governo que possa suprir ações que sejam complementares, tendo a interface com áreas estratégicas como a do esporte e saúde e outras, ao mesmo tempo em que é preciso oferecer cursos de qualificação. Assim é possível assegurar condições para manter o aluno em sala de aula possibilitando, também, que ele tenha inserção qualificada no mercado de trabalho.

Organização curricular da EJA