Secretaria de Educação

SEMED

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Vila Velha desempenha um importante papel no contexto da educação canela-verde. Cabe à Secretaria cuidar da Educação Infantil,do Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Vila Velha. Vila Velha possui 95 escolas, sendo 34 unidades de educação infantil e 61 unidades de educação fundamental. Com cerca de 3,5 mil profissionais do magistério, a Secretaria atende a mais de 50 mil alunos. Com o objetivo geral melhor a qualidade do ensino/aprendizagem do ensino de Vila Velha, a Secretaria de Educação tem como missão garantir à população um ensino público gratuito e de qualidade, assegurando-lhe a universalização do acesso e possibilitando sua permanência com sucesso, visando o pleno exercício da cidadania.


Endereço: Rua Castelo Branco, n° 1803, Centro, CEP 29100-041
Telefone: +55 27 3389-7231



SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO Roberto Antonio Beling Neto
Telefone: +55 27 3389-7231 // E-mail: robertobeling@edu.vilavelha.es.gov.br
  • Wilton Pires Junior
    SUBSECRETÁRIO PEDAGÓGICO
    +55 27 3389-9473
    wilton.junior@vilavelha.es.gov.br

Bibliotecas

“A biblioteca é um mar de sabedoria, um oceano de aprendizagem e um planeta de imaginação.” (Autor desconhecido)

A biblioteca escolar tem um papel social importantíssimo na promoção e incentivo à leitura, atuando como parceira do trabalho do professor na sala de aula a fim de contribuir na formação de cidadãos que desenvolvam o hábito e o prazer da leitura. Por isso, as bibliotecas escolares são ativas, tendo acervos variados e pessoal capacitado. 

PROJETOS DE LEITURA 
Cada escola desenvolve um projeto de incentivo à leitura de natureza diversificada, trabalhando diferentes gêneros e ações, oportunizando a ida do aluno ao ambiente prazeroso que é a biblioteca. Alguns desses projetos:

CONCURSO LEITOR DO ANO
Estimula alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA à leitura, escrita e interpretação de textos e fazer da leitura uma prática rotineira a fim de desenvolver o acesso ao conhecimento e à cultura. Ao final do ano, cada escola deverá promover um momento festivo, com entrega de prêmios para os alunos que mais leram no período estipulado pela escola.

HORA DA LEITURA E DO CONTO
Promove o hábito de os alunos do Ensino Fundamental frequentarem a biblioteca, recorrendo ao acervo de acordo com o tema proposto em sala de aula, motivados e orientados pelo professor. O projeto privilegia também momentos de fantasia os quais possibilitem que a criança compense as pressões do cotidiano e vivencie momentos otimistas de felicidade e realização. 

ENCONTRO COM O ESCRITOR CAPIXABA
Promove roda de leitura na biblioteca de livros escritos por autores capixabas. Após um período de leitura, a escola promoverá um encontro com um dos escritores dos livros lidos. O objetivo desse projeto é mostrar para os alunos que a leitura é humanizadora e que a escrita é inerente às competências e habilidades do ser humano, sendo possível para qualquer pessoa.

PROJETO SALA DE LEITURA (LEITURA PARA TODOS)
O Instituto Oldemburg e a Chocolates Garoto são patrocinadores do projeto. Atendimento e empréstimo de livros para toda comunidade, atendendo todos os bairros adjacentes às escolas participantes. Cada Sala de Leitura é composta por um acervo de 1.000 livros disponíveis gratuitamente para consulta e empréstimo. São 500 títulos de autores nacionais e estrangeiros. Cada título tem dois exemplares: um para empréstimo e outro para leitura na própria sala.

Telefone: 27 3239-3980