Secretaria de Educação

SEMED

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Vila Velha desempenha um importante papel no contexto da educação canela-verde. Cabe à Secretaria cuidar da Educação Infantil,do Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Vila Velha. Vila Velha possui 95 escolas, sendo 34 unidades de educação infantil e 61 unidades de educação fundamental. Com cerca de 3,5 mil profissionais do magistério, a Secretaria atende a mais de 50 mil alunos. Com o objetivo geral melhor a qualidade do ensino/aprendizagem do ensino de Vila Velha, a Secretaria de Educação tem como missão garantir à população um ensino público gratuito e de qualidade, assegurando-lhe a universalização do acesso e possibilitando sua permanência com sucesso, visando o pleno exercício da cidadania.


Endereço: Rua Castelo Branco, n° 1803, Centro, CEP 29100-041
Telefone: +55 27 3389-7231



SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO Roberto Antonio Beling Neto
Telefone: +55 27 3389-7231 // E-mail: robertobeling@edu.vilavelha.es.gov.br
  • Wilton Pires Junior
    SUBSECRETÁRIO PEDAGÓGICO
    +55 27 3389-9473
    wilton.junior@vilavelha.es.gov.br

Alimentação Escolar

A alimentação na escola é uma política pública federal e em Vila Velha, a rede municipal de ensino tem como base o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O programa visa atender às necessidades nutricionais dos alunos durante o ano letivo, contribuindo, desta forma, para a formação de hábitos alimentares saudáveis e para melhor desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar dos alunos.

O PNAE prevê o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura e as tradições alimentares, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento dos alunos em conformidade com a faixa etária, sexo e atividade física e o estado de saúde dos mesmos; além da aplicação da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem; promoção de ações educativas; apoio ao desenvolvimento sustentável; entre outras diretrizes.
  
A equipe de nutricionistas que supervisionam e acompanham a inserção de uma alimentação saudável em todas as 94 escolas da rede utilizam na merenda escolar, portanto, alimentos saudáveis como legumes, verduras, frutas e leite; produtos in natura – que não é pronto para consumo e que tem de ser preparados – como, por exemplo, arroz, feijão, macarrão, farinha e todos os tipos de carne.

Avaliação nutricional