Secretaria de Assistência Social

SEMAS

Administrar uma cidade é acima de tudo cuidar de sua gente, não apenas acolher os menos favorecidos, mas também abrir caminhos para a reinserção do indivíduo na sociedade. Por isso, Vila Velha implantou uma política de assistência que cria oportunidades. A missão da Secretaria Municipal de Assistência Social é coordenar, formular, executar e supervisionar programas, projetos, benefícios e serviços socioassistenciais previstos na Política Nacional de Assistência Social (PNAS), estruturando o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no âmbito do Município. Vila Velha caminha na frente para disponibilizar serviços e benefícios operados pela política de assistência social – direito de todo o cidadão. Assim, as diversas ações e iniciativas de atendimento à população carente passam a operar sob a estrutura de uma política pública de Estado, se firmando como importante instrumento de redução de pobreza e desigualdade social.


Endereço: Rua Henrique Laranja, nº 397, Centro. CEP: 29400-903
Telefone: +55 27 3388-4231



SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Ana Cláudia Pereira Simões Lima
Telefone: +55 27 3388-4231 // E-mail: acslima@vilavelha.es.gov.br
  • Irisângela Gambardela Teixeira
    SUBSECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
    +55 27 3388-4165
    irisangela.teixeira@vilavelha.es.gov.br
  • Maria Simone Rosa
    SUBSECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
    +55 27 3388-4165
    maria.simone@vilavelha.es.gov.br

Vigilância Socioassistencial

A Vigilância Socioassistencial é uma ferramenta de gestão dos serviços sociais dedicada a apoiar as atividades de planejamento, supervisão e execução dos serviços socioassistenciais.
Entre as tarefas da ferramenta está o acompanhamento dos padrões de oferta dos serviços nas unidades da Assistência Social, produzindo e sistematizando informações que demonstram a qualidade dos serviços ofertados e fiscalizando o funcionamento dos serviços sociais e programas.
O trabalho consiste no fornecimento de dados, indicadores e análises que contribuem para efetivação do caráter preventivo e proativo da política de Assistência Social, assim como para a redução dos danos. 
A Vigilância Socioassistencial é estruturada em nível municipal, estadual e federal e é a principal responsável pela organização no sistema de notificações das situações de violação de direitos. Ela contribui com as áreas de Proteção Social Básica e Especial na elaboração de planos e diagnósticos e na produção de análises baseadas nos dados do Cadastro Único de programas sociais.

Objetivo Geral: 
Produzir, sistematizar informações, construir indicadores e índices territorializados das situações de vulnerabilidade e risco pessoal e social que incidem sobre famílias e pessoas no município.