Secretaria de Assistência Social

SEMAS

Administrar uma cidade é acima de tudo cuidar de sua gente, não apenas acolher os menos favorecidos, mas também abrir caminhos para a reinserção do indivíduo na sociedade. Por isso, Vila Velha implantou uma política de assistência que cria oportunidades. A missão da Secretaria Municipal de Assistência Social é coordenar, formular, executar e supervisionar programas, projetos, benefícios e serviços socioassistenciais previstos na Política Nacional de Assistência Social (PNAS), estruturando o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no âmbito do Município. Vila Velha caminha na frente para disponibilizar serviços e benefícios operados pela política de assistência social – direito de todo o cidadão. Assim, as diversas ações e iniciativas de atendimento à população carente passam a operar sob a estrutura de uma política pública de Estado, se firmando como importante instrumento de redução de pobreza e desigualdade social.


Endereço: Rua Henrique Laranja, nº 397, Centro. CEP: 29400-903
Telefone: +55 27 3388-4231



SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Ana Cláudia Pereira Simões Lima
Telefone: +55 27 3388-4231 // E-mail: acslima@vilavelha.es.gov.br
  • Irisângela Gambardela Teixeira
    SUBSECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
    +55 27 3388-4165
    irisangela.teixeira@vilavelha.es.gov.br
  • Maria Simone Rosa
    SUBSECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
    +55 27 3388-4165
    maria.simone@vilavelha.es.gov.br

Proteção Social Especial

A proteção social especial de é a modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e, ou, psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas (drogas), cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras.

São serviços que requerem acompanhamento individual e maior flexibilidade nas soluções protetivas. Da mesma forma, comportam acompanhamentos monitorados, apoio e processos que assegurem qualidade na atenção protetiva e efetividade na reinserção almejada.

A Proteção Social Especial deve afiançar acolhimento e desenvolver atenções socioassistenciais à família e indivíduos para possibilitar a reconstrução de vínculos sociais e conquistar maior grau de independência individual e social. Deve ainda, defender a dignidade e os direitos humanos e monitorar a ocorrência dos riscos e do seu agravamento.

Proteção Especial de Média Complexidade

Proteção Social Especial de Alta Complexidade