Secretaria de Assistência Social

SEMAS

Administrar uma cidade é acima de tudo cuidar de sua gente, não apenas acolher os menos favorecidos, mas também abrir caminhos para a reinserção do indivíduo na sociedade. Por isso, Vila Velha implantou uma política de assistência que cria oportunidades. A missão da Secretaria Municipal de Assistência Social é coordenar, formular, executar e supervisionar programas, projetos, benefícios e serviços socioassistenciais previstos na Política Nacional de Assistência Social (PNAS), estruturando o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no âmbito do Município. Vila Velha caminha na frente para disponibilizar serviços e benefícios operados pela política de assistência social – direito de todo o cidadão. Assim, as diversas ações e iniciativas de atendimento à população carente passam a operar sob a estrutura de uma política pública de Estado, se firmando como importante instrumento de redução de pobreza e desigualdade social.


Endereço: Rua Henrique Laranja, nº 397, Centro. CEP: 29400-903
Telefone: +55 27 3388-4231



SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Ana Cláudia Pereira Simões Lima
Telefone: +55 27 3388-4231 // E-mail: acslima@vilavelha.es.gov.br
  • Irisângela Gambardela Teixeira
    SUBSECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
    +55 27 3388-4165
    irisangela.teixeira@vilavelha.es.gov.br
  • Maria Simone Rosa
    SUBSECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
    +55 27 3388-4165
    maria.simone@vilavelha.es.gov.br

Centro de Convivência da Pessoa Idosa

O Centro de Convivência da Pessoa Idosa passou a funcionar em 2011. A finalidade é a de desenvolver ações de natureza e iniciativa pública e da sociedade civil organizada para o atendimento das necessidades das pessoas idosas, de acordo com o que determina a Lei Orgânica Municipal.

Partindo do princípio de que família, a sociedade e o Estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos à cidadania e garantir sua participação na comunidade, e que o processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, as diretrizes estratégicas do Centro de Convivência da Pessoa Idosa devem viabilizar formas alternativas de participação, ocupação e convívio para o idoso, de modo a proporcionarem sua integração às demais gerações.

Por meio do Centro de Convivência da Pessoa Idosa, a Prefeitura de Vila Velha propõe a descentralização da prestação de serviços para os bairros periféricos mais necessitados, para os distritos e para patrimônios rurais; a articulação com a rede de serviços assistenciais existentes e o envolvimento das organizações comunitárias na operacionalização desses serviços. Além disso, estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais do envelhecimento, a prioridade ao atendimento às pessoas idosas em órgãos públicos e privados prestadores de serviços e o apoio a estudos e pesquisas sobre as questões relativas ao envelhecimento.

Lei da Política Municipal do Idoso LEI Nº 4211

Endereço: Centro de Conviência do Idoso
Rua Gastão Robath, s/nº, Praia da Costa
Telefone: 3229-8009
Horário de Funcionamento: das 08h às 18 horas
 

Vila Velha na Melhor Idade