Vila Velha Dengue Zero

De: Secretaria de Saúde
Criado: 20 de novembro de 2013

É um projeto idealizado pela Secretaria de Saúde de Vila Velha com o objetivo de atingir o índice de infestação menor que 1%; reduzir a incidência de complicações e de mortes pela doença no município intensificando as ações para prevenção da doença e também melhorar o atendimento aos pacientes que procuram as unidades de saúde da cidade.

O Dengue Zero estabelece propostas para ações intersetoriais dinâmicas e com ativa participação popular, a fim de atingir os índices recomendados pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde. Assim, todos podem participar do projeto, eliminando focos do mosquito e promovendo atividades educativas e preventivas. As vertentes do programa são:

  • Treinamento dos profissionais de saúde e organização das unidades básicas de saúde para atendimento ao doente com dengue descentralizando o atendimento e evitando a sobrecarga das unidades de pronto-atendimento.
  • Varreduras nos bairros com maior incidência para eliminação dos focos dos mosquitos. Nessas ações, há integração com as demais secretarias municipais, como a de Serviços Urbanos, a de Meio Ambiente, a de Obras e a de Educação. O Dengue Zero busca o envolvimento das comunidades, que são previamente contactadas.
  • Ações de educação desenvolvidas nas escolas públicas e privadas como forma de criar multiplicadores das informações de prevenção à dengue.
  • Monitoramento das notificações pela Vigilância Epidemiológica com interface com o controle do vetor para realizar os bloqueios de transmissão da doença e ações de assistência eficientes.

Material de apoio

Disque-Dengue

Para denúncias, informações ou solicitações, basta acionar o Disque-Dengue: 3388-4171 (Das 7h30 às 17h)

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO


VILA VELHA EM DIA