Saúde - Propé

O programa de Proteção ao Pé Diabético (Propé) atende pacientes com neuropatia (lesão dos nervos ocasionada pela glicemia elevada) e lesões nos pés. Foi criado para reduzir as taxas de complicações do chamado pé diabético e para melhorar a qualidade de vida desses pacientes, fazendo com que eles participem ativamente de seu cuidado. 

O Propé funciona no CEMAS - Centro Municipal de Atenção Secundária (Cemas Mais Saúde). O médico cirurgião vascular, Eliud Garcia Duarte Junior é o coordenador do projeto, que conta com uma equipe composta por cirurgião geral, endocrinologista, cardiologista, oftalmologista, nefrologista enfermeiro e técnicos. Juntos, esses profissioanis trabalham para reduzir as taxas de complicações, amputações e incapacidades nos pés dos diabéticos. 
 
Inserido na rede de atenção ao diabético e ao hipertenso (Hiperdia), o programa também funciona pela rede social Facebook, que é um grande aliado, pois oferece a primeira avaliação da situação do paciente.  O Cirurgião Vascular analisa a foto postada e, dependendo do caso, encaminha o paciente para o ambulatório do Propé.