Combate ao mosquito

De: Secretaria de Saúde
Criado: 20 de novembro de 2013

A Secretaria de Saúde (Semsa) realiza a limpeza de todos os canais, valões, valas e valetas do município são limpos seguindo um cronograma de, no mínimo, uma visita mensal. Esse cronograma pode ser alterado, por exemplo, em épocas de chuvas. Todos os canais da cidade são limpos, uma extensão aproximada de 70.000 metros.

O trabalho do Programa Vilavelhense de Combate ao Mosquito (Servicom) consiste na retirada de todo material flutuante; capina manual e mecânica das margens. O resíduo retirado é depositado em transbordos; locais pré-determinados pela Secretaria de Serviços Urbanos.  Vale ressaltar que este trabalho tem como objetivo inibir a proliferação do mosquito Culex, popularmente conhecido como pernilongo.

Em todas as limpezas, é retirada uma quantidade expressiva de lixo, que é jogada pela população nos canais, o que, além de favorecer os alagamentos, ajuda na proliferação de roedores. Em caso de solicitação de limpeza, os moradores podem acionar o serviço pelo 3319-2562.

Fumacê

O carro fumacê percorre os bairros de Vila Velha de segunda a sexta a partir das 17h30; horário escolhido em função do hábito noturno dos mosquitos. No entanto, é preciso respeitar um intervalo de retorno de 15 dias para evitar intoxicações e desiquilíbrio ecológico. O combate ao mosquito, no entanto, é feito também na fase larval e depende da ajuda dos moradores que precisam manter limpos seus quintas e evitar depósitos de águas.

Confira a Rota do Fumacê - Fevereiro 2016

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO


VILA VELHA EM DIA