Saúde - Combate à Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A apresentação pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela transmissão da doença.

Anualmente são diagnosticados cerca de seis milhões de casos em todo o mundo, com mais de um milhão de mortes. No Brasil a cada ano são diagnosticados aproximadamente 70 mil casos com 4,6 mortes.
A transmissão da doença é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso que podem ser aspiradas por outro indivíduo, contaminando-o.
Os sinais e sintomas mais frequentemente da tuberculose são: tosse por mais de três semanas, febre baixa geralmente à tarde, cansaço, sudorese noturna, perda de apetite, emagrecimento acentuado, cansaço excessivo, dor no peito e nas costas.

Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças obrigatoriamente no primeiro ano de vida com a vacina BCG. A prevenção também inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminação solar. 

A tuberculose é uma doença curável em praticamente 100% dos casos novos, desde que a pessoa realize o tratamento correto. O tratamento da tuberculose deve ser feito por um período mínimo de seis meses, diariamente e sem interrupção.

Todas as Unidades de Saúde do município acolhem o usuário com sintomas da tuberculose para realizar o exame de escarro. As Unidades de Paul, Jardim Marilândia e no espaço físico do PA da Glória (2º andar) realizam o tratamento da tuberculose.