Combate à Hanseníase

De: Secretaria de Saúde
Criado: 20 de novembro de 2013

A hanseníase é uma doença crônica, infecto-contagiosa causada por uma bactéria denominada Mycobacterium leprae, considerada endêmica no município de Vila Velha. O Programa de Hanseníase oferece aos usuários diagnósticos de casos novos, recaídas e outros modos de entrada, além da coleta e leitura de baciloscopia – exame feito para a detecção do Mycobacterium leprae, biopsia e avaliação do grau de incapacidade física.

A equipe também faz o acompanhamento do tratamento padrão e alternativo de todas as unidades, exame de contatos, busca ativa dos pacientes faltosos, dose supervisionada no domicilio quando necessário, serviço de prevenção e reabilitação física. O programa também conta com quatro  unidades de referências regionais: US Paul – Região 3, US Jardim Marilândia - Região IV  US Ulisses Guimarães – Região V.E US Glória-região 1.Todas as Unidades de Saúde  realizaram suspeição diagnóstica e encaminham às unidades de referência.

Ao identificar o caso suspeito, é agendada uma consulta por telefone na unidade de referência, sendo confirmado o diagnóstico, a equipe será comunicada e estando dentro dos critérios o paciente retornará para a unidade de origem para que tenha seu tratamento acompanhado.

 

SERVIÇOS PARA

ACESSO RÁPIDO


VILA VELHA EM DIA