Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/AIDS (CTA)

De: Secretaria de Saúde
Criado: 20 de novembro de 2013

O Ministério da Saúde, através da Coordenação Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS, mantêm programas visando à prevenção da infecção por HIV/AIDS. Desde 1988 funcionam em todo o país os Centros de Testagem e Aconselhamento - CTA.

O CTA é um serviço de saúde que realiza ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Nesse serviço, é possível realizar testes rápidos e gratuitos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C gratuitamente. Todos os testes são realizados de acordo com as normas definidas pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA; e por ela controlados.
 
O atendimento nesse centro é inteiramente sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que orienta sobre o resultado final do exame, independentemente de ser positivo ou negativo. Quando o resultado é positivo, o CTA é responsável por encaminhar o cidadão para tratamento nos Serviços de Atenção Especializada em AIDS - SAE.
 
Ao procurar o CTA, o usuário tem direito a passar por uma sessão de aconselhamento, que pode ser individual ou coletiva. O aconselhamento oferece apoio emocional ao usuário, fornece informações, esclarece dúvidas sobre DST e HIV/AIDS e, principalmente, ajuda o usuário a avaliar os riscos que corre e as melhores maneiras que dispõe para a prevenção.
 
Além do aconselhamento, outras ações de prevenção são realizadas pelo CTA, dentro e fora das Unidades de Saúde, como a distribuição gratuita de preservativos (camisinhas masculina e feminina) para a população em geral.
O Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais (CTA) funciona na sede da Secretaria de Saúde de Vila Velha (Semsa), na Rua Castelo Branco, 1803, Centro de Vila Velha.
 
Além desses serviços, estão disponíveis o agendamento de palestras e o CTA itinerante, que é um serviço de atendimento dentro das comunidades. A unidade móvel realiza testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, aconselhamento individual, entrega de preservativos e material informativo.
 
Diferentemente de outras doenças, a AIDS é silenciosa e não tem mais cara ou grupo de risco. Isso porque nem todos os portadores do vírus HIV desenvolvem a doença, mas podem transmitir o vírus para seus parceiros através do sexo sem proteção. Em todo o ano de 2012 o programa realizou 3.565 testes de HIV, cujo resultado é divulgado em apenas 15 minutos após a coleta do sangue. Ainda no ano de 2012 foram diagnosticados 104 novos casos de HIV e 102 pacientes iniciaram o tratamento para AIDS. Atualmente, cerca de 1.500 pacientes com HIV estão cadastrados no programa em Vila Velha.
 

SERVIÇO:

CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento)
Telefones:  3139-9151 e 3139-9634
Endereço: Rua Castelo Branco, 1803, Centro de Vila Velha, na sede da Secretaria de Saúde de Vila Velha (Semsa).
Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 7h00 às 18h00.