Saúde - Câncer de boca

Inúmeras doenças como o câncer de boca são diagnosticadas pelos profissionais da odontologia das unidades da Atenção Primaria à Saúde de Vila Velha. Os pacientes com suspeita de câncer e de outras doenças bucais são encaminhados para tratamento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no Centro. Além do câncer de boca, o Centro realiza procedimentos cirúrgicos como a retirada de cistos, infecções crônicas, tumores e lesões que se formam nas raízes dentárias, além de outras alterações na cavidade bucal.

O tipo mais comum de câncer da boca é o carcinoma de células escamosas. Os tipos menos comuns são: tumores malignos das glândulas salivares, melanoma, linfomas, neoplasias do tecido ósseo e conectivo. A detecção do câncer da boca ocorre tardiamente em muitos pacientes. Na ocasião do diagnóstico, a maioria dos indivíduos já apresenta a doença em um estágio avançado, com metástases. Se a doença for diagnosticada antecipadamente, o seu tratamento se torna mais fácil de ser realizado e com menor incidência de complicações com, ainda, preservação de funções da boca e de outros órgãos afetados.

Em 2011, o Centro de Especialidades Odontológicas realizou 19 biópsias seguidas de cirurgias. A população conta com sete consultórios para atendimentos especializados, funcionando de segunda a sexta-feira, de 7h às 18 horas, na Rua Castelo Branco, 1803, Centro. O CEO só atende a pacientes encaminhados e agendados pelas unidades de saúde.