Plano de Urbanização

De: Secretaria de Infraestrutura, Projetos e Obras
Criado: 20 de novembro de 2013

Obras de revitalização da Lindenberg

Vila Velha passa pelo maior plano de urbanização de seus 476 anos de história, com obras que visam melhorar a infraestrutura e mobilidade municipal. Através de recursos próprios e de convênios com os governos Estadual e Federal, o município fechou o ano de 2011 com o número aproximado de 400 vias drenadas e pavimentadas em todas as regiões desde o início da atual gestão.

A ampliação da iluminação pública, aliada a melhoria da eficiência das luminárias, proporcionada pelo Programa Iluminar, também faz parte do plano de urbanização da cidade, assim como a construção e reforma de praças e a transformação de algumas praças em parques. O projeto Calçada Legal, que visa melhorar a acessibilidade, e o novo plano de arborização/paisagismo municipal trabalham em paralelo ao plano.

Até o final de 2012, os bairros Aribiri, Ataíde, Nossa Senhora da Penha, Prainha da Glória, Chácara do Conde, Alecrim, Ilha das Flores, Jardim Primavera, Vila Garrido, Pedra dos Búzios, Primeiro de Maio, Jóquei, Guaranhuns, Vila Guaranhuns, Jardim Guaranhuns, São Conrado, Divino Espírito Santo, Ulisses Guimarães e Terra Vermelha estarão 100% pavimentados.

Para melhorar a qualidade sanitária dos moradores da região do Grande Jucu, a Prefeitura também realiza a rede de esgoto de quatro bairros (João Goulart, Normília da Cunha, Ulisses Guimarães e Terra Vermelha). Ao todo, serão implantados na região 8 quilômetros de redes coletoras e cinco estações de bombeamento. As obras nesses bairros são realizadas em parceria com a Cesan, e totalizam um investimento de, aproximadamente, R$ 9 milhões. Ao término dessas obras, todos esses bairros também serão drenados e pavimentados. A expectativa é entregar as ruas prontas para os moradores até o mês de agosto.

O plano de urbanização da cidade visa melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população de Vila Velha, contribuindo também para o melhor escoamento da água da chuva.