Educação - Salas de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado (AEE)

Alunos contam com salas equipadas

As Salas de Recursos são equipadas com materiais adequados e adaptados como equipamentos eletrônicos, computadores, jogos educativos e instrumentos de estimulação, alguns adquiridos pela Prefeitura e outros enviados pelo Ministério da Educação. As Salas de Recursos para Atendimento Educacional Especializado (AEE) têm como objetivo ampliar o trabalho desenvolvido com os alunos da Educação Especial da rede por meio de um ambiente mais completo e com ferramentas adequadas para atendimentos específicos.

Alunos matriculados na rede com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, por exemplo, continuam estudando em sala de aula, juntamente aos demais colegas da escola, sempre acompanhados por um educador da área. Mas podem, por meio de agendamento, serem atendidos no horário contrário à aula regular.

A proposta está inserida no Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais do Ministério da Educação, que constitui uma medida estruturante para a consolidação de um sistema educacional inclusivo, que possibilite garantir uma educação de qualidade.

Os alunos são atendidos nestas salas pelos professores capacitados para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). De acordo com a Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, que apresenta as Diretrizes Operacionais para o AEE na Educação Básica, modalidade Educação Especial, o profissional tem como atribuição elaborar e executar  o plano de AEE, avaliando a funcionabilidade e aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade. Ainda de acordo com a Resolução nº 4, estes professores também atuam nas salas de recursos em articulação com os demais professores de ensino regular, com a participação das famílias.

As escolas que atualmente contam com salas de AEE, são: Irmã Feliciana Garcia, Maria Luiza Velozzo, Graciano Neves, Saturnino Rangel Mauro, Diretora Zdméa Camargo Damasceno, Senador João de Medeiros Calmon, Alger Ribeiro Bossois, Darcy Ribeiro, Leonel de Moura Brizola, Professor Luiz Malizeck, e Unidade Municipal de Educação Infantil Milton Trancoso Aguiar.

Telefone: 27 3391-5817 - No Centro de Capacitação e Complementação do Ensino Fundamental (Titanic), localizado na Praça Duque de Caxias, Centro.