Educação - Programa Escola Aberta

Alunos e comunidades contam com diferentes atividades

Música, dança, cultura, esporte e entretenimento sem deixar a aprendizagem de lado. Aos finais de semana as unidades de ensino abrem as portas para oferecerem os atrativos tanto para alunos quanto para a comunidade a fim de garantir desenvolvimento sócio cultural.  Presente em 194 municípios das 27 unidades da Federação, o Escola Aberta é um programa do Ministério da Educação e é desenvolvido em parceria com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e universidades públicas, sendo um espaço de diálogo da escola com a comunidade.

O Programa Escola Aberta incentiva e apoia a abertura, nos finais de semana, de unidades escolares públicas localizadas em territórios de vulnerabilidade social. A estratégia potencializa a parceira entre escola e comunidade ao ocupar criativamente o espaço escolar aos sábados e/ou domingos com atividades educativas, culturais, esportivas, de formação inicial para o trabalho e geração de renda oferecidas aos estudantes e à população do entorno.

Em 2013, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Vila Velha ampliou o programa no município e agora 32 escolas participam das atividades do programa oferecendo cerca de 170 oficinas.

Confira as UMEF's que recebem o Projeto Escola Aberta