Educação - Organização curricular do Ensino Fundamental

Novas disciplinas despertam habilidades para futuros empreendedores

Veja a organização curricular do Ensino Fundamental das séries iniciais (1º ao 5º ano)  e das séries finais (6º ao 9º ano) da rede municipal de ensino de Vila Velha.

A organização curricular das escolas de Ensino Fundamental da rede de ensino de Vila Velha contam com novidades. Em uma reorganização curricular, mais aulas de Português e Matemáticas foram inseridas a partir de 2013, além de um trabalho interdisciplimar com a disciplina de Tecnologias Educacionais para os alunos do Ensino Fundamental.

Mais aulas de Português e Matemática

Para que o processo de ensino-aprendizagem fosse ampliado, sobretudo no ciclo de alfabetização, as aulas das disciplinas de Português e Matemática passaram por uma redistribuição e reforço. Para as turmas do 1.º ao 5.º ano, são mais duas aulas de Português e mais duas de Matemática e, para os alunos do 6.º ao 9.º ano, haverá mais uma aula para cada disciplina na organização curricular.

O objetivo é garantir para o aluno, a base para as outras áreas do conhecimento com qualidade, tendo em vista, também, que as principais avaliações externas, como a Prova Brasil, por exemplo, demandam conhecimentos, principalmente, destas disciplinas.

Tecnologias Educacionais

Em função dos resultados positivos gerados pela utilização dos laboratórios de informática em 2011 e da importância que o uso das novas tecnologias ganhou nos dias atuais, a partir deste ano, as aulas passam a ter maior destaque nos Laboratórios de Informática das Umefs da rede. É porque foi criado, em novembro de 2011, por meio da Lei n°5.206, o cargo de Professor Educação Básica – Tecnologias Educacionais, visando ampliar e reforçar as atividades didático-pedagógicas nos Laboratórios, tornando-os também em um ambiente de aprendizagem.

Este profissional terá como principais atribuições: desenvolver projetos de inclusão digital para a comunidade escolar, bem como selecionar e avaliar softwares educacionais e ministrar aulas utilizando diversos recursos tecnológicos; e garantir que os alunos alcancem objetivos pedagógicos e tecnológicos por meio de projetos de aprendizagem.

A nova disciplina também dinamizará as aulas por meio da interdisciplinaridade, colaborando com os professores e pedagogos no planejamento das atividades realizadas no Laboratório de Informática.

Ministram as aulas de Tecnologias Educacionais os profissionais selecionados por meio de processo seletivo interno de professores efetivos. O professor atuará nas turmas de Ensino Fundamental e, também, nas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Confira o Calendário Escolar do Ensino Fundamental

http://www.vilavelha.es.gov.br/midia/paginas/ensino fundamental 2015_29-01-2015-121919.pdf