Educação - Investimento em tecnologia

As novas tecnologias oferecem uma forma diferente para aprender

A Semed vem conquistando avanços na Tecnologia Educacional da rede municipal de ensino: ampliou de 24 para 49 o número de Laboratórios de Informática, além de ter modernizado e substituído 700 máquinas antigas por novos equipamentos.

Dinamização da aprendizagem

Na rede municipal de Vila Velha, o uso das novas Tecnologias Educacionais faz parte de uma política implantada e ampliada cada vez mais no dia a dia dos alunos da rede. As escolas oferecem, de forma interdisciplinar, uma forma diferente e dinâmica de aprendizagem, o que gera resultados positivos por meio de projetos e softwares pedagógicos voltados para a área da Informática Educacional e que estimulam o envolvimento e o interesse dos alunos aos conteúdos trabalhados em conjunto com as demais disciplinas.
 
Estas ações têm favorecido que o Laboratório de Informática das escolas sejam instrumentos pedagógicos importantes para a dinamização do aprendizado. Os softwares pedagógicos atendem aos alunos de 1º ao 9º ano e disponibilizam conteúdo disciplinar por meio de livros e histórias em quadrinhos virtuais, vídeos, jogos, músicas e outras atividades que incentivam a leitura, pesquisa e raciocínio lógico.

Facilitando o acesso às tecnologias

Outro destaque da Semed na área de Tecnologia Educacional são as Salas de Recursos Multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), que, além de oferecem instrumentos para o desenvolvimento de outras habilidades dos alunos especiais da rede, facilitam o acesso às tecnologias por meio de equipamentos eletrônicos e computadores adaptados.

Formações

Com o objetivo de promover um momento de troca de informações acerca das ações de Tecnologias Educacionais desenvolvidas nas unidades de ensino, o Núcleo de Técnologia Educacional (NTE) da Semed promove encontros e capacitações para instrutores de Informática.

Novas tecnologias nas comunidades

As novas tecnologias também são levadas para as comunidades por meio do Programa Escola Aberta. Por meio de oficinas e cursos nas escolas da rede, como na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Alger Ribeiro, em Cidade da Barra, o Programa oferece oportunidade de aprendizado e inserção no mercado de trabalho.