Horta na Escola

De: Secretaria de Educação
Criado: 20 de novembro de 2013


O projeto Horta na Escola busca intervir na cultura alimentar e nutricional dos alunos, com a participação deles no cultivo da merenda escolar, visando o melhor aproveitamento dos alimentos, ressaltando a importância do consumo de alimentos sem contaminação e a utilização de recursos próprios na merenda escolar – como já vem sendo desenvolvido em escolas da rede – por meio de uma atividade pedagógica na escola.

A partir de uma parceria entre a Secretaria de Educação (Semed) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec), através da Subsecretaria de Agricultura e Pesca, o Horta na Escola passa a contar com o acompanhamento e visitas técnicas que possibilitam gerar resultados cada vez mais positivos nas plantações das escolas.

As unidades de ensino interessadas no projeto recebem visitas técnicas para a realização de orçamento de ferramentas, sementes e adubo necessários para a horta. Com a compra feita, é o momento de escolher o melhor local para o plantio, confeccionar um croqui e mobilizar a Secretaria de Serviços Urbanos (Semsu) para a limpeza da área. As escolas têm acompanhamento até a primeira colheita. Após esse procedimento, as unidades de ensino estarão habilitadas para iniciar um novo plantio.

É de responsabilidade de cada escola distribuir as tarefas para o cultivo (regar, plantar, entre outros) entre as turmas. O setor pedagógico da Semed também fará o acompanhamento nas escolas, orientando como a horta pode ser trabalhada junto aos alunos.