Esportes Educacionais

De: Secretaria de Educação
Criado: 20 de novembro de 2013

O esporte integra os saberes

O incentivo ao esporte e à prática de atividades saudáveis também estão no contexto pedagógico e fazem parte do dia a dia das escolas da rede. As Olimpíadas Escolares de Vila Velha (OLEVVE) e os Jogos Escolares Municipais de Vila Velha (JOEMVVE), realizados todos os anos, oportunizam que jovens talentos sejam revelados. Estes alunos levantam também a bandeira do município em competições em todo o Estado e até mesmo em outros locais do País.

Jogos Escolares do Espírito Santo

Os Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) é o evento esportivo mais amplo realizado pela Semed. O JEES é aberto às escolas municipais, estaduais e privadas do Estado e aos alunos de faixa etária entre 12 e 17 anos, nas categorias infantil e juvenil, que disputam os melhores lugares nas modalidades de Futsal, Basquete, Voleibol, Handebol, Badminton, Natação e Atletismo.

A escola campeã é classificada para a fase regional, e caso conquiste a vitória nesta etapa, poderá disputar o Brasileiro dos Jogos. Os estudantes das Umefs Rubens José Vervloet, Paulo Mares Guia, Ulisses Álvares e Luiz Malizeck foram os primeiros a garantirem a representatividade de Vila Velha e do Estado do Espírito Santo em uma disputa nacional no campeonato de Badminton.

Jogos Escolares Municipais

Tradição na rede municipal, os Jogos Escolares Municipais de Vila Velha (JOEMVVE) cresce a cada ano. O evento compreende a competição de diversas escolas do município nas modalidades de atletismo, badminton, futebol de salão, handebol, basquetebol, natação, voleibol e xadrez. Para se aproximar dos grandes eventos esportivos, durante a cerimônia de abertura dos jogos é realizado o desfile de delegações, acendimento da pira olímpica e juramento do atleta.

Além de ser instrumento de integração entre os alunos e profissionais das diferentes escolas da rede, o JOEMVVE é um evento que auxilia na visibilidade e reconhecimento dos atletas mais talentosos. A Semed investe em eventos esportivos por acreditar que o esporte é uma ferramenta de inclusão e reforço de valores, como família, amizade além da disciplina que embute no atleta.

Telefone: 27 3389-7549
Endereço: Rua Castelo Branco, nº 10803, Centro – Sala 102