Ciclovias

De: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade
Criado: 20 de novembro de 2013

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade também possui o foco voltado para a promoção da melhoria da mobilidade urbana. Por isso Vila Velha se tornará a primeira cidade da região metropolitana a implantar uma ciclorrede. Para formar um anel cicloviário em torno da cidade, a Prefeitura está construindo 32 quilômetros de ciclovias.

A ciclovia, que vai interligar toda a orla de Vila Velha ao Centro da cidade, passando pelas avenidas Darly Santos e Carlos Lindenberg, teve mais uma etapa finalizada. Cerca de 32 quilômetros de ciclovia já estão concluídos e são utilizados pelos ciclistas, faltando apenas 2,4 quilômetros. Com o término das obras, Vila Velha será a primeira cidade da Região Metropolitana a implantar uma ciclorrede e uma nova política de mobilidade urbana, criando caminhos alternativos às vias de tráfego intenso

A expectativa é que esse número aumente bastante com a entrega da ciclorrede. A prefeitura tem se preocupado em prestigiar esse tipo de mobilidade porque além de desafogar o trânsito e o transporte coletivo, a bicicleta é um meio de locomoção ambientalmente correto, econômico e saudável.

As obras contemplam ainda a recuperação das calçadas, do asfalto e a sinalização vertical e horizontal. A segunda etapa de construção da ciclorrede compreende o trecho entre o viaduto da rodovia Darly Santos até a Avenida Jerônimo Monteiro. A previsão para conclusão dos trabalhos é de seis meses.