Economia Solidária

De: Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Criado: 20 de novembro de 2013

Imagine um sistema de trabalho representado por uma produção organizada em grupos ou redes que geram empreendimentos de maneira democrática, com divisão de lucros igualitária. Assim é a Economia Popular Solidária, uma política pública de fomento de crédito para os empreendedores populares. Por acreditar nessa filosofia de trabalho, a atual gestão fez de Vila Velha o município pioneiro no Espírito Santo e o terceiro no Brasil a sancionar uma Lei que instituiu a Política Municipal de Fomento à Economia Popular Solidária, criando o Conselho Municipal de Economia Popular Solidária.

As iniciativas locais são:

  • Banco Verde

Promove a circulação de uma moeda social baseada nos princípios da economia solidária. A proposta, que tem como base o slogan “Coletando sonhos e reciclando vida”, consiste em promover a troca de materiais recicláveis como óleo de cozinha, latinhas e garrafas pet pela Moeda Verde. Com ela, o morador pode fazer compras em alguns estabelecimentos comerciais da região ou trocar por alimentos diretamente no “Supermercado Solidário”.

Endereço: Travessa da Rua Cangaceiro -02- Ataíde- Vila Velha
Mais informações: 3289-6785

  • Banco Terra

O Banco Terra (entidade comunitária de crédito) lançou uma moeda social circulante. O objetivo é abrir crédito aos empreendedores residentes na Região 5 do município, mais conhecida como Grande Terra Vermelha. A iniciativa vai assegurar a circulação da renda representada pela moeda na própria comunidade, garantindo assim a sobrevivência de pequenos comércios locais e possibilitando o aumento de postos de trabalho e melhor distribuição de riquezas.

Endereço: Rua São Francisco de Assis- 05-Terra Vermelha - Vila Velha
Mais informações: 3244-5093

  • Grupo Revivesol

É a Rede Municipal de Economia Solidária que abriga principalmente grupos de artesanato, além das entidades de assessoria e fomento e gestores públicos. Reúnem-se mensalmente e os grupos de artesanato comercializam em uma lojinha na Rodoviária de Vila Velha.

Endereço: Avenida Santa Leopoldina – s/n – Itaparica – Vila Velha- ES - CEP 29102-915