Agricultura

De: Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Criado: 17 de maio de 2018



Vila Velha possui 40% de área rural. São aproximadamente 500 propriedades rurais cadastradas. As comunidades estão em Xuri, Jaguaruçu, Tanque, Atlântico II, Mata da Barra, Córrego do Sete, Camboapina, Jabaeté e Retiro do Congo.
No município encontram-se atividades como pecuária de leite e corte, agroindústria (laticínio, cachaça), silvicultura, turismo rural, pesca e aquicultura. Das culturas agrícolas temos como destaque o plantio de cana de açúcar e limão Tahiti, entre outras variadas culturas, como uva, hortaliças, coco, milho, feijão, maracujá, manga, seringueira e eucalipto.
A Coordenação de Agricultura e Pesca tem como objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável apoiando a agricultura familiar para o aumento de sua produção, diversificação de culturas, comercialização e condições básicas de vida que é posto em prática por meio de implantações de programas e projetos voltados ao desenvolvimento socioeconômico dos agricultores, assim como das comunidades envolvidas, tendo sempre como prioridade a preservação do meio ambiente, além de estabelecer política de geração de renda alternativa através da economia solidária.