Relações internacionais

De: Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Criado: 20 de novembro de 2013

Relações Internacionais

Posicionar Vila Velha no mercado nacional e internacional como cidade apropriada e preparada para receber novos investimentos, é uma estratégia adotada pela gestão municipal para promover o crescimento econômico. Criada em 2010, a Subsecretaria de Comércio Exterior trabalha com uma carteira de projetos voltados para a articulação com as empresas do segmento e o relacionamento com investidores internacionais, na busca de parcerias para o desenvolvimento da cidade.

Viagens internacionais foram realizadas para captar e atrair novos negócios, por meio de reuniões estratégicas com representantes do meio produtivo. Essas iniciativas têm gerado concretas perspectivas para o município, promovendo objetivamente as relações internacionais e comerciais de Vila Velha na missão Vila Velha de Braços Abertos para o Mundo.

Parcerias em andamento

  • Fevereiro de 2009: por intermédio da embaixada da China em Brasília, a atual administração de Vila Velha iniciou relacionamento com a província de Qingdao, na China, recebendo o prefeito de Qingdao e uma comitiva de autoridades chinesas, dois anos mais tarde, em abril de 2011.
  • Abril de 2009: uma delegação de profissionais de comunicação chineses para participar do I Encontro de Comunicação no Espírito Santo.
  • Final de 2010: recepção o cônsul Geral da Venezuela e tratou sobre a viabilização de cooperação entre o município de Vila Velha e a empresa venezuelana do setor petrolífero PDVSA. foi possível a assinatura do acordo para a instalação de um Centro de Distribuição da PDVSA no Espírito Santo.
  • Janeiro de 2011: iniciado os primeiros contatos com a ProMendoza, a universidade e o consulado do Brasil em Mendoza, Argentina. E em abril de 2011, aconteceu em Vila Velha, uma rodada de negócios com empresários mendocinos dos segmentos de petróleo e metal-mecânico alinhado com empresários de Vila Velha para identificar oportunidades investimentos dentro do município.
  • Julho de 2011: recebemos a consulesa chinesa que, na oportunidade, conheceu a cidade de Vila Velha e suas potencialidades. Mais um esforço de estreitar relações comerciais e diplomáticas entre China e Vila Velha.
  • Maio de 2012: visita do embaixador de Botsuana, Diabi Jacob Mmualefe e empresários do país, com objetivo de estreitamento das relações técnicas, comerciais e culturais entre os dois governos.