China, Singapura e Dubai

De: Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Criado: 20 de novembro de 2013

Em agosto de 2011, foi organizada uma comitiva, liderada pelo Prefeito Neucimar Fraga, composta por secretários e empresários locais de diversos setores, para visitar a China, Cingapura e Dubai. Em visita à China, a comitiva foi recebida por autoridades de  Qingdao para concretizar o processo de irmanamento entre as cidades de Vila Velha e a província chinesa e assinar o Acordo de Cooperação Portuário entre o complexo portuário de Vila Velha e o Porto Dongjiakou.

Nesta mesma província, foi assinado um acordo internacional com o órgão oficial de promoção comercial de Qingdao, CCPIT (China Council For The Promotion of International Trade). Os empresários vilavelhenses  tiveram a oportunidade de apresentar suas empresas e produtos para empresários locais de diversos setores.  Foram realizadas visitas às fábricas Haier,  Hisense (eletrônicos e eletrodomésticos), e Fóton Tratores (guindastes).

Em Cingapura, com o apoio e a recepção da embaixada e do escritório de promoção de Cingapura no Brasil, apresentamos Vila Velha e  o Espírito Santo nas rodadas de negócios com empresários locais de petróleo e gás, metal-mecânica, investidores, etc. Com destaque para a presença do empresário de Cingapura, proprietário da Keppel Corporation, Choo Chiau Beng. Durante a visita ao Porto de Cingapura, o Grupo Dyna Mac demonstrou grande interesse em investir em Vila Velha.

Em Has Al Khaimah, um dos Estados do Emirados Árabes Unidos, a comitiva visitou a Rak Ceramics, maior empresa de pisos e cerâmicas do mundo, que tem interesse de instalar uma distribuidora no Brasil. O grupo foi recebido pelo Sheikh de Has Al Khaimah, Saud Bin Saqr Al Qasimi. O encontro serviu para as partes avançarem nas negociações para investimentos e aproximação diplomática.