Volta às aulas: Prefeitura realizará “acolhida” na Rede Municipal


De: Secretaria de Educação
Texto: Érico Miranda | Foto: Felix Falcao
Criado: 04 de fevereiro de 2020

O ano letivo na Rede de Ensino começa nesta quarta-feira (5) e todos os mais de 52 mil alunos das escolas e creches da Prefeitura de Vila Velha contam com um trabalho de adaptação denominado “acolhida”. A ação é realizada por profissionais vinculados à Secretaria Municipal de Educação (Semed).
 
“Nas 38 unidades municipais de Educação Infantil (Umeis) que fazem parte da Rede de Ensino de Vila Velha ocorrerão atividades especificas, para que as crianças se adaptem à experiência escolar inicial sob uma forma mais lúdica, com brincadeiras e diálogo, de acordo com o espaço físico e faixa etária do aluno ou aluna”, explicou a coordenadora municipal de Educação Infantil, Giovana Coelho Santos Servante.
 
Para as crianças maiores, os pré-adolescentes e os adolescentes matriculados nas 63 Unidades Municipais de Ensino Fundamental (Umefs) também é feito o trabalho de acolhida, adequado às características da modalidade.
 
“Os professores das Umefs concluem o planejamento e trabalho de recepção aos alunos na volta às aulas. Para os alunos das séries iniciais, o trabalho é mais lúdico, com brincadeiras, por exemplo. Já para os estudantes das séries finais, há mais informações durante este período de retorno”, informa a coordenadora do setor de Ensino Fundamental, Marise Soares.
 
Novos uniformes e kits
 
A Rede Municipal de Ensino conta com mais de 36 mil alunos matriculados em suas Umefs, mais de 12 mil nas Umeis e mais de 4 mil na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Há mais de 4,2 mil profissionais do Magistério vinculados à Semed, em atuação nas 101 escolas da Prefeitura de Vila Velha.
 
O início do ano letivo de 2020 nas escolas e creches municipais também será marcado pela distribuição, nos primeiros dias de aula, dos novos uniformes e kits escolares. 


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO