Vila Velha apresenta o Plano de Mobilidade e Acessibilidade nesta terça-feira


De: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade
Texto: Peggy Maressa| Foto: Divulgação.
Criado: 10 de fevereiro de 2020

A versão final do Plano de Mobilidade e Acessibilidade de Vila Velha será apresentada nesta terça-feira (11), às 18h30, no Centro de Capacitação Titanic, na Praça Duque de Caxias, Centro.

Após quase quatro anos de elaboração, Vila Velha passará a ter um plano, que além de atender uma exigência legal pautado nas normas gerais estabelecidas na Lei Federal 12.587/2012, tem por objetivo proporcionar à população acesso às oportunidades que o município oferece com condições adequadas ao exercício de mobilidade das pessoas, bens e serviços. O evento é aberto ao público.

Para o PlanMob de Vila Velha foram realizados cerca de dezoito tipos de pesquisa, como de origem e destino, de tráfego, de transporte, não domiciliares e levantamentos relacionados às condições de circulação para pedestre, ciclistas e condições de infraestrutura viária. A partir dos resultados do diagnóstico realizado foi possível perceber os desafios que nortearam a sequência de análises para o planejamento do PlanMob.
 
O Planmob VV apresenta entre os principais temas: transporte não motorizado (pedestre, bicicletas e ciclo-elétricos); o transporte individual, coletivo de cargas e mercadorias e do aquaviário. E propõe, com base em cenários futuros construídos e simulados, diretrizes, ações e programas para o enfrentamento eventuais problemas e melhoria das condições de mobilidade no município. São mais de 146 ações distribuídas em planos e programas.
 
“O Planmob Vila Velha traz um conjunto de indicadores para o monitoramento das ações, com metas para serem alcançadas a curto, médio e longo prazo, a fim de que seja possível analisar o desempenho do nível de atendimento da ação. É importante lembrar que existem ações em estágios distintos de desenvolvimento, sendo que algumas já estão em processo de implementação ou com projeto já desenvolvidos e outras dependem ainda de articulação, contratação para posterior implementação”, afirmou a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Caroline Jabour.
  
Serviço
Apresentação do Plano de Mobilidade e Acessibilidade de Vila Velha
Data: terça-feira (11)
Local: no Centro de Capacitação Titanic, na Praça Duque de Caxias, Centro


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO