Coordenação da Igualdade Racial da cidade participa da Insurreição de Queimados


De: Secretaria de Governo e Coordenação Institucional
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Divulgação
Criado: 11 de fevereiro de 2020

Pela primeira vez, a Coordenação de Políticas de Igualdade Racial, da Secretaria de Governo e Coordenação Institucional da Prefeitura de Vila Velha, vai participar da organização da Insurreição de Queimados, na Serra, comemorado em 19 de março. Trata-se de um dos eventos históricos mais importantes que marca o grito de liberdade dos negros no Espirito Santo em 1849.

Isso foi o que ficou definido em reunião nesta segunda-feira (10), na sede da Prefeitura de Vila Velha, entre os representantes dos Conselhos da Promoção da Igualdade Racial dos municípios da Grande Vitória e do Estado. A pauta da reunião foi a participação e a contribuição de todos, incluindo os conselheiros de Vila Velha, na organização do evento histórico.

A Revolta Negra da Insurreição de Queimado ocorreu em 1849, após a construção pelos de uma igreja dedicada a São José, a qual foi erguida com mão de obra de escravos, a pedido do frei italiano Gregório José Maria de Bene. Ele alegava de que iria ajudá-los na conquista da liberdade. Como a promessa não se concretizou, os negros se rebelaram, iniciando um dos maiores movimentos de resistência à escravidão no Estado.

“Vila Velha se sente honrada em participar de um evento tão importante e sediar um encontro como esse, recebendo gestores da promoção de igualdade racial e a gerência estadual de igualdade racial em nossa sede”, destacou o coordenador de Políticas de Igualdade Racial, Evan Halei Evan Novaes dos Santos.

Participaram do encontro representantes do Conselho Estadual de Igualdade Racial, da Gerência Estadual de Igualdade Racial, gestores de vários municípios do Estado, incluindo o município da Serra, e representantes do Fórum Chico Prego.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO