Alunos de Robótica da rede municipal participam de torneio internacional


De: Secretaria de Educação
Texto: Priscila Contarini| Foto: Fabricio Lima
Criado: 13 de fevereiro de 2020

Os alunos que participam do Programa de Robótica da rede municipal de ensino na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Aly da Silva, localizada em Ponta da Fruta, vão participar do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL).  O campeonato será realizado nos dias 14 e 15 de fevereiro, de 8h às 18h, no SESI de Jardim da Penha/ Vitória. O evento é aberto ao público.

A escola Aly da Silva é a única escola pública de nível municipal no campeonato de nível mundial, segundo o secretário municipal de Educação, Roberto Beling. “Vila Velha é o município pioneiro no Espírito Santo que desenvolve um arrojado programa de Robótica nas escolas, tendo inclusive certificado o ano passado 700 alunos nesse projeto de Robótica. A iniciativa também fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da Engenharia, Matemática e Tecnologia”, comenta.

 “Estamos muito empolgados para à competição, além de ser muito importante para nós. Todos ajudaram em tudo, estamos dando o nosso melhor para conseguir uma pontuação boa; e além das dificuldades estamos conseguindo evoluir”, afirma a aluna e participante do 9º ano, Endrika Lucia Ferri.

“Essa é uma experiência totalmente nova e única para nós e estamos todos muito empolgados e felizes por ter essa oportunidade. Tem sido bastante puxado para nós, pois esse é uma mundo extremamente diferente para nós que não tivemos experiência com esse tipo de competição por sermos novos no assunto”, comenta Raiene Pinheiro Vieira, também do 9º ano. 

"A gente está criando oportunidades para que os alunos apliquem esse conhecimento de forma prática, ajudando as pessoas no dia a dia. Estamos criando alunos inspiradores que vão inovar, criar e colocar em prática projetos que ajudem as pessoas em seu dia a dia", comenta o Jadson Rafalski, coordenador do Nucleo de Ensino de Robótica – NERO.

O TORNEIO

O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) é uma competição internacional voltada para crianças de 9 a 16 anos, realizada em parceria da FIRST® com o Grupo LEGO®, e desenvolvida para despertar o interesse dos alunos em temas como Ciências, Matemática e Tecnologia dentro do ambiente escolar, inspirando e desafiando crianças e jovens a pensarem como cientistas e engenheiros.

Durante o torneio, os participantes ainda vivenciam um desafio, O DESAFIO FLL, que são quatro outras provas específicas: Desafio do Robô, Core Values, Design do Robô e Projeto de Pesquisa.

Por meio de uma experiência criativa, os competidores são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real, bem como projetar, construir e programar robôs autônomos com a tecnologia LEGO® MINDSTORMS® para cumprir as missões da mesa de competições.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO