Educação Ambiental para conscientizar sobre defeso do caranguejo-uçá


De: Secretaria de Meio Ambiente
Texto: Rovena Cruz| Foto: Felix Falcão
Criado: 09 de janeiro de 2020

A Prefeitura de Vila Velha, junto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), percorreu restaurantes da cidade, na tarde desta quarta-feira (08), para orientação sobre a primeira fase do defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus), que terá início na próxima sexta-feira (10) e segue até o dia 15 de janeiro.

A chamada “andada” é o período de reprodução, em que os caranguejos saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação dos ovos. Nesses dias, é proibida, além da captura, a manutenção em cativeiro, o beneficiamento, transporte, industrialização, comercialização, armazenamento, bem como as partes isoladas (desfiado, puãs, pinças e garras) de qualquer origem. Além dos cinco dias em janeiro, haverá outros três períodos de defeso: 09 a 14 de fevereiro, 09 a 14 de março e 07 a 12 de abril de 2020. 

“A falta de preservação desta espécie compromete toda uma cadeia alimentar. Proteger o defeso é também garantir a sobrevivência dos catadores e continuidade do consumo em bares e restaurantes, gerando renda e emprego no município”, destacou a coordenadora de Educação Ambiental (CEAM) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Flávia Maciel.

O superintendente do Ibama, Diego Libardi, falou que a ação de educação ambiental é tão importante quanto a fiscalização. “É de suma importância para o processo de conscientização tanto para comerciantes quanto para a comunidade que vive da cata do caranguejo. O Ibama está apoiando os municípios, objetivando a preservação, um trabalho interinstitucional que vem sendo muito bem feito com os órgãos envolvidos”, explicou.

O cidadão pode denunciar através do telefone 162 da Ouvidoria Geral ou pelo aplicativo Ouve Vila Velha. A equipe vai até o local para verificar a denúncia e os caranguejos vivos apreendidos serão soltos em seu habitat natural”.




SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO