Sarampo: vacine-se em unidades de saúde, shoppings e academias neste sábado (30)


De: Secretaria de Saúde
Texto: Marcelo Martins| Foto: Divulgação
Criado: 29 de novembro de 2019

Tudo pronto para o dia “D” da 2ª Etapa da Campanha “Vila Velha Contra o Sarampo” - destinada prioritariamente para adultos de 20 a 29 anos — que acontece neste sábado (30) no município. A meta é imunizar 7.000 pessoas do público-alvo total.
 
Para o público em geral nesta faixa etária de 20 a 29 anos, a mobilização disponibilizará a vacina nas unidades de saúde de Terra Vermelha, São Torquato e Santa Rita, além de postos instalados nos shoppings Boulevard e Praia da Costa.
 
O funcionamento de postos volantes em academias de ginástica é a nova estratégia da campanha, numa ação de busca ativa desta faixa etária que são freqüentadores (professores, alunos e funcionários) desses estabelecimentos.

Caderneta

É imprescindível levar a caderneta de vacinação para avaliação das equipes de vacinadores. Dentro da estratégia de cobertura vacinal definida pelo Ministério da Saúde, novas etapas da campanha contra o sarampo terão prosseguimento em 2020 com público alvo nas seguintes faixas: de 5 a 19 anos, de 30 a 49 anos e de 50 a 59 anos. A meta é vacinar 2,6 milhões crianças e 13,6 milhões de adultos.

No entanto, a vacina tríplice viral que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba, vai continuar disponível para o mesmo público, em todas as salas de vacina do município no decorrer deste ano e do próximo. 
 
HPV e meningite C
 
“Mas, vale lembrar que quanto mais cedo o indivíduo estiver protegido, menor o risco de ser acometido por uma doença grave como o sarampo que pode inclusive levar a óbito”, alerta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Giovana Ramalho.

Durante o dia “D” também serão disponibilizadas vacinas HPV e meningite C para os adolescentes de 9 a 14 anos de idade. Na ocasião, será fornecida a Declaração de Situação Vacinal, para que os responsáveis legais possam realizar a matrícula escolar do ano letivo de 2020.

Serviço
Dia “D” 2ª Etapa Campanha Vila Velha Contra o Sarampo
Data: 30 de novembro – sábado
Unidades de Saúde – de 8h às 17h

Terra Vermelha - Rua Alameda, nº 22 – (perto da EEPG do bairro)                                                  
Santa Rita - Rua Fernando Antônio de Silveira, s/n – (próximo à casa de ração Viva Bem)                                                                                                                                
São Torquato - Rua São Pedro, nº 89 – São Torquato ( ao lado do Labortel)

Shoppings – de 10h às 21h
Boulevard - Rodovia do Sol, 5000, Itaparica.                                                                              
Praia da Costa - Av. Dr. Olívio Lira, 353 - Praia da Costa.

Frequentadores de academias de ginástica – de 8h às 12h
Ponto 1                           
Prime
Ponto Sports
Ativa Sport Center


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO