Prefeitura cria Comitê de Monitoramento para possível chegada de óleo às praias


De: Secretaria de Gabinete
Texto: Rovena Cruz| Foto: Felix Falcão
Criado: 07 de novembro de 2019

A Prefeitura de Vila Velha criou um comitê de monitoramento e acompanhamento com o objetivo de preparar ações preventivas e mitigadoras para a possível chegada às praias do município do óleo que atingiu o litoral do Nordeste.

Na manhã desta quinta-feira (07), o Comitê realizou a primeira reunião no centro de operações localizado na sede da Defesa Civil, na avenida Champagnat, no Centro. Participaram da discursão representantes das secretarias municipais envolvidas para formular tratativas e discutir um plano de ação.

“Estamos planejando e delineando ações com os titulares das pastas e mais um representante. Ao todo, são oito órgãos envolvidos e coordenados pela Defesa Civil Municipal. Preparamos um centro de operações, na antiga sede da PMVV, para traçar linhas de ações para numa eventualidade estamos preparados”, disse o assessor especial da secretaria municipal de Defesa social e transito, Marcelo D’isep.

E completa: “O próximo passo é capacitar a equipe, informar os moradores, abrir um cadastro de voluntários no portal da prefeitura e se reunir com a associação de pescadores nesta sexta- feira (8)”.

Pescadores

A próxima atividade do Comitê de Monitoramento será uma reunião com os pescadores da Colônia de Itapuã para orientar e sanar dúvidas sobre o plano de ação.

O Comitê

O Comitê será composto pelos seguintes órgãos:
a) Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMA;
b) Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito - SEMDEST;
c) Secretaria Municipal de Serviços Urbanos - SEMSU;
d) Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade - SEMDU; 
e) Secretaria Municipal de Saúde - SEMSA;
f)  Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico - SEMDEC;
g) Subsecretaria Municipal de Comunicação - SECOM; e
h) Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC.

Para saber mais sobre a mancha de óleo, acesse http://www.ibama.gov.br/manchasdeoleo


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO