Prefeito dirige ações do comitê que monitora possível chegada de óleo às praias


De: Secretaria de Gabinete
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Felix Falcão
Criado: 08 de novembro de 2019

O prefeito Max Filho instalou, na tarde desta sexta-feira (8), o Comitê de Monitoramento de uma possível chegada do óleo, que atingiu boa parte do litoral do Nordeste, na Orla de Vila Velha. Para isso, o município vai iniciar a capacitação de servidores para manusear, recolher e acondicionar o produto.

Entre os assuntos tratados com os integrantes do comitê, foram abordados o encontro realizado com os pescadores de Itapuã, nesta sexta-feira (8); a abertura de canais de atendimento à população, o cadastro de voluntários e o treinamento das equipes de garis, além da preparação da unidade de saúde, que seja referência para receber os casos em função do contato ou manuseio de forma indevida com o produto.

“É um desastre de dimensões continentais, terrível e desastroso para o litoral brasileiro, especialmente do Nordeste. Mas, nós temos nos preparado para uma eventualidade, se as correntes marinhas reverterem e esse óleo chegar às nossas praias”, avaliou o Max Filho.

Caso o acidente se concretize, o prefeito ainda completou: “A gente tem uma reação imediata, seguindo os protocolos já elaborados pela Marinha do Brasil e pelo Ibama. Então, criamos esse comitê de monitoramento para, se mancha chegar no nosso litoral, já estejamos com o pessoal treinado e, se preciso for, socorrer até outros municípios capixabas, somando nesse esforço coordenado pelo Governo do Estado do Espirito Santo”, resumiu.

O coordenador do comitê de Monitoramento, cel. Marcelo D’Isep, responsável pela Defesa Civil Municipal, disse que a ordem é intensificar o monitoramento e vigiar a movimentação das marés.

Participaram da reunião de instalação do comitê os secretários de Saúde, Jarbas de Assis Ribeiro; de Defesa Social e Trânsito, cel. Oberacy Emmerich Júnior; além de servidores das Secretarias de Meio Ambiente, de Desenvolvimento Econômico, Serviços Urbanos, Comunicação e Defesa Civil Municipal.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO