Chuva pode voltar nesta sexta-feira


De: Secretaria de Defesa Social e trânsito
Texto: Comunicação| Foto: Comunicação/PMVV
Criado: 28 de novembro de 2019

As equipes da Prefeitura de Vila Velha estão em prontidão para o caso de necessidade de atendimentos por causa da chuva, que pode voltar na madrugada desta sexta-feira (29). É a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vai deixar o tempo instável em todo Espírito Santo. 

 

Em caso de ocorrências e incidentes, é necessário comunicar ao plantão da Defesa Civil Municipal. Os telefones são: 199 | 3388-4346 | 99895-0100. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a chuva pode ocorrer em forma de pancadas com trovoadas e rajadas de vento a partir da tarde. 

 

Em Vila Velha, pode chover 30 mm nesta sexta-feira. A temperatura vai variar entre 23 e 26 graus celsius. Haverá sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

 

Como se mede a chuva?

 

Saber o volume de chuva de uma determinada região também é muito importante e o método para calcular esse volume é desconhecido de grande parte da população. O cálculo desse volume envolve apenas conceitos de geometria espacial e plana.

 

O pluviômetro é um aparelho meteorológico destinado a medir, em milímetros, a altura da lâmina de água gerada pela chuva que caiu numa área de um metro quadrado (1m2).


Dizer que em uma região choveu 30 mm significa dizer que em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 30 milímetros. Para encontrar o valor em litros, basta considerar que o volume é medido em metros cúbicos. Assim, 30 milímetros de chuva correspondem a 30 litros de água por metro quadrado. (Com informações do UOL)


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO