Tripulação da biblioteca flutuante presta assistência em creche de Vila Velha


De: Secretaria de Saúde
Texto: Marcelo Martins| Foto: Divulgação
Criado: 07 de outubro de 2019

Nesta sexta-feira (11), véspera do Dia das Crianças (12), as 200 crianças assistidas pela ONG Projeto Mãe Creche Shirley Alegria, em Barramares, Vila Velha, vão celebrar a data de forma bem diferente. Uma equipe de cinco dentistas da tripulação da maior biblioteca flutuante do mundo — o navio Logos Hope — vai promover, no local, ações de prevenção da saúde bucal na criançada. A embarcação atraca no Porto de Vitória nesta quarta-feira (9).

“O trabalho consiste em limpeza dentária, aplicação de flúor, escovação supervisionada, restaurações e até extrações simples arcando com todo o material e equipamento necessários”, explicou Fernando Grijó, coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Vila Velha (Semsa), um dos articuladores do evento, a exemplo de instituições voluntárias do projeto social como a Igreja Batista Morada de Camburi.

A embarcação estará aberta à visitação no Porto de Vitória até o dia 20 de outubro, com ingresso a R$ 5,00, e possui uma tripulação com profissionais de mais de 40 nacionalidades, levando o estímulo à leitura com um acervo de mais de 5 mil obras literárias a bordo. No dia 15, as crianças do Projeto Mãe Creche Shirley Alegria terão a oportunidade especial de conhecer o maior navio biblioteca do mundo.

Exemplo de solidariedade

O Projeto Mãe Creche Shirley Alegria teve início em 2015, em Barramares, quando sua fundadora, Shirley Maria de Jesus Araújo, mãe de um menino com necessidades especiais, acreditou que poderia tomar uma iniciativa para dar cuidados básicos às crianças carentes da comunidade.

Para isso, com ajuda de amigos, construiu um barraco improvisado com lona e começou a receber os pequenos, oferecendo comida, cuidados de higiene e também aulas. No primeiro mês, o projeto já contava 70 crianças e, hoje, são cerca de 200 com atendimento diário.

A ONG ao longo dos anos recebeu melhorias em sua estrutura física como uma nova sede e se mantém graças ao auxílio de voluntários que se sensibilizaram com a história e doaram quantias em dinheiro, além de receber apoio social de instituições públicas e privadas, dentre as quais, a Prefeitura de Vila Velha.
 
“Temos diversos planos de ampliação, mas para dar prosseguimento precisamos de colaboração, empatia e de solidariedade”, sublinha a idealizadora da ONG, Shirley Jesus. Mais informações sobre doações estão no site do projeto: https://shirleyalegria.com.br/#

Serviço:
Visitação ao Logos Hope - Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), em frente ao Palácio Anchieta, Vitória. 
Data: 10 a 20 de outubro de 2019
Ingresso: R$ 5 (gratuidade para adultos com mais de 65 ano e crianças menores de 12 anos acompanhadas por um adulto).


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO