Sábado marcado por atividades esportivas, recreação e palestras em Vila Velha


De: Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Texto: Rovena Cruz| Foto: Felix Falcão
Criado: 07 de outubro de 2019

A manhã do último sábado (5) foi repleta de atividades promovidas pela Prefeitura de Vila Velha. Idosos e crianças puderam participar de ações com atividades culturais e esportivas. Foram três eventos: a 5º Festival dos Idosos de Vila Velha (FIVV), a Festa de Dia das Crianças de Cobilândia e, além disso, ocorreram diversas palestras para comerciantes e empresários em alusão ao Dia do Empreendedor.

As crianças de Cobilândia participaram de brincadeiras diversas, como: aulas de ritmos, pula-pula e ainda comeram pipoca na praça Vereador Sebastião Cibien. Para o secretário de municipal de Esporte e Lazer, Luiz Felipe Faria de Azevedo, a terceira edição da programação teve o objetivo alcançado.

“Estamos muitos felizes com o resultado. Além das brincadeiras e modalidades esportivas, os serviços oferecidos nas tendas, em parcerias com as demais secretarias, foram utilizados por centenas de adultos e crianças. Para próximo o ano, nossa proposta é levar o evento para região 3”, adiantou.

"Um evento muito bonito, as crianças participaram bastante das tendas da saúde, do trânsito e dos esportes", afirmou a moradora Eliete Souza.

Idosos

Simultaneamente, acontecia no Ginásio Poliesportivo Presidente João Goulart (Tartarugão), em Coqueiral de Itaparica, o 5º Festival dos Idosos de Vila Velha (FIVV) com atividade esportivas, apresentações culturais e baile de forró. A ação contou com a presença da vice-governadora Jaqueline Moraes.

A secretaria municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Simões, explicou que o festival é o ápice da integração e eficiência dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para as pessoas idosas. "Aqui, uma vez por ano, reunimos os idosos dos dois centros de convivência da cidade, os participantes dos Projeto Vila Velha Melhor Idade e os idosos de mais oito municípios incluindo do interior. Ao todo, mais de mil idosos interagiram em uma ampla programação”, ressaltou.

As jogadoras de vôlei adaptado Ireni Facco é Maria Mello vieram animadas de Castelo, sul do Estado. “A delegação veio com 29 pessoas. Treinamos muito e viemos com o espírito de competição. Mas o que importa é participar e fazer novas amizades aqui", disse Maria.

Empreendedor

No mesmo dia, em alusão ao Dia Nacional do Empreendedor, ocorreram palestras no Centro de Capacitação e Complementação (Titanic), localizado na Praça Duque de Caxias. O objetivo foi fomentar a criação de um ambiente favorável para geração de emprego e renda.

“É um dia dedicado ao empreendedor e a gente queria trazer um conteúdo para aqueles que estão começando seus comércios na cidade. Compartilhar experiência, como o da Simonetti, que começou do zero e chegou a 14ª maior empresa do Espírito Santo. É parte da tarefa do poder público aproximar esses empreendedores e criar um bom ambiente de negócios na cidade", explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, André Almeida.
 
Inclusive, Dilmar Simonetti, proprietário das lojas Móveis Simonetti, falou da importância da troca de experiência. "Analisando os perfil dos participantes, a gente percebe que realmente tem o que contribuir. Existe diversas dúvidas e podemos esclarecer com nossa experiência nesses 30 anos de mercado", explicou.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO