Equipamentos para medição de chuva são reformados em Vila Velha


De: Secretaria de Defesa Social e trânsito
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Felix Falcão
Criado: 09 de outubro de 2019

Preocupada com a aproximação do período das chuvas, a Defesa Civil de Vila Velha providenciou, na última semana, a recuperação dos pluviômetros instalados no município. Para recuperar o pleno funcionamento dos equipamentos, os técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) substituíram baterias, chips de transmissão de dados e efetuaram reparos nos painéis e caixas dos aparelhos.

As intervenções para a recuperação dos equipamentos foram solicitadas pela Defesa Civil ao CEMADEN, depois de encaminhar, no mês de agosto, um relatório técnico detalhado da inspeção dos aparelhos a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

Vila Velha possui nove pluviômetros instalados nos bairros de Aribiri, Centro, Coqueiral de Itaparica, Divino Espirito Santo, Guaranhuns, Jaburuna, Terra Vermelha, Vale Encantado, e Vila Garrido.
Os equipamentos são utilizados para coletar e medir a quantidade de chuva em determinada região. A quantidade de água captada é mostrada em milímetros (mm). Cada milímetro de chuva por minuto equivale a 1 litro de água em uma área de 1 metro quadrado (m²).

“O não funcionamento dos pluviômetros apresentava uma grande dificuldade na operacionalização do Plano Municipal de Proteção e Defesa Civil, uma vez que, o CEMADEN deixaria de emitir os diferentes níveis de alerta sobre o risco de inundações ou movimentos de massa para o município”, explicou o assessor especial da Secretaria de Defesa Social e Trânsito (Semdest), coronel Marcelo D’Isep sob alegação de que os equipamentos fazem parte de uma Rede de Monitoramento Ambiental, principal fonte que subsidia a emissão de alertas de desastres naturais para os municípios brasileiros.

Os dados gerados pelos pluviômetros automáticos estão disponíveis para a sociedade através do Mapa Interativo, acessível pelo website do CEMADEN (www.cemaden.gov.br/mapainterativo) e, também, no site da Prefeitura Municipal de Vila Velha. O Mapa Interativo apresenta os ícones de cada equipamento, conforme sua localização, com um rótulo do acumulado pluviométrico das últimas 24 horas. Cada ícone conduz o usuário aos gráficos individuais do equipamento.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO