Conheça os candidatos aos Conselhos Tutelares na eleição deste domingo (6)


De: Secretaria de Assistência Social
Texto: Érico Miranda| Foto: Divulgação
Criado: 03 de outubro de 2019

Neste domingo (6), o eleitor de Vila Velha terá uma missão importantíssima: votar nas eleições dos conselheiros tutelares em cada uma das cinco regiões administrativas da cidade O pleito ocorrerá das 8 às 17 horas.
 
Essencial na aplicação das políticas públicas de defesa aos direitos da criança e do adolescente, os conselhos tutelares das cinco regiões administrativas de Vila Velha receberão novos membros para o quadriênio 2020/2024. Confira AQUI os nomes e candidatos aos Conselhos.
 
Qualquer pessoa em dia com a Justiça Eleitoral e que a zona eleitoral seja na região pode votar, munido de documento com foto. O eleitor poderá votar em cinco candidatos de sua respectiva região.

No total, há 51 candidatos. A Prefeitura de Vila Velha disponibilizará 75 servidores para trabalhar no pleito. Eles atuarão como fiscais e mesários, de acordo com as determinações do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MP-ES) e pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vila Velha (COMCAVV), que promove o pleito.
 
As informações sobre as eleições dos membros dos cinco conselhos tutelares de Vila Velha poderão ser obtidas no Palácio dos Conselhos, localizado na Avenida Luciano das Neves, 460, no Centro, ou no telefone 3388-4272.
 
Proteção às crianças e adolescentes
 
Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar é um órgão autônomo e permanente, eleito pela população para zelar pelos direitos e proteção das crianças e dos adolescentes.
 
É o Artigo 136 do ECA (Lei Federal nº 8.069/1990) que dispõe sobre as atribuições do Conselho Tutelar.
 
Os conselheiros tutelares trata de crianças e adolescentes em situação de risco e trabalham para proporcionar a melhor medida de proteção para cada caso. Para se candidatar à função é necessário residir no município, ser maior de 21 anos e ter reconhecida idoneidade moral.
 
Onde votar

Em Vila Velha, as eleições para membros do Conselho Tutelar de cada uma das cinco regiões da cidade ocorrerão nas seguintes escolas municipais:

- Região I: Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Desembargador Ferreira Coelho; Rua Santa Terezinha, s/n, Glória;
- Região II: Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Rosa Helena Frota Tristão; Praça Assis Chateaubriand, s/n, Ibes;
- Região III: Umef Leonel de Moura Brizola; Estrada de Capuaba, s/n, Santa Rita;
- Região IV: Umef Paulo Mares Guia; Rua Cabiuna, s/n, Cobilândia;
- Região V: Umef Professor Aylton de Almeida, Rua Alegre, s/n, Terra Vermelha.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO