Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprova empréstimo do Fonplata


De: Secretaria de Planejamento e Projetos Estratégicos
Texto: Vandique Magalhães| Foto: Agência Senado
Criado: 29 de outubro de 2019

Vila Velha está cada dia mais próxima de concretizar um feito histórico com a contratação do crédito externo no valor de US$ 27,6 milhões, aproximadamente R$ 110 milhões. Na manhã desta terça-feira (29), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou o financiamento a ser contratado junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

Os recursos serão investidos no “Programa de Requalificação Urbana e Melhorias Ambientais” do município, que consiste na execução de obras de infraestrutura em pelo menos 30 bairros, com drenagem e pavimentação de vias, além da estruturação das unidades de conservação da Manteigueira, Penedo, Parque Urbano do Sítio Batalha (Marista), e na Área de Preservação Ambiental da Lagoa Grande.

Ao final da sessão no Senado Federal, o prefeito Max Filho, que estava acompanhando do plenário da Casa de Leis, comemorou: “É muito importante para Vila Velha uma operação de crédito como esta. É a primeira da história da cidade. Uma operação de crédito para melhorar a qualidade de vida dos moradores, a infraestrutura urbana, e que vai possibilitar a implantação de quatro importantes parques naturais na cidade”, destacou.

Em defesa da proposta, a senadora Rose de Freitas abordou aspectos da economia do País e a necessidade das prefeituras buscarem recursos externos para melhorias na infraestrutura das cidades. “Vila Velha, que tem deficiência em sua infraestrutura urbana, é enorme e tem importância histórica, natural, turística, econômica. Portanto, quando o prefeito consente que fará o empréstimo, é porque sabe da necessidade do município de melhorar a sua estrutura e superar gargalos”, defendeu.

Logo após a aprovação da matéria no âmbito da Comissão, a senadora Rose de Freitas solicitou que a propositura seja votada pelo plenário em regime de urgência na pauta da sessão ordinária da Casa.


SERVIÇOS PARA


ACESSO RÁPIDO